Do jeitinho que eles gostam: 5 projetos de quartos para crianças
Os filhos têm voz ativa na decoração de seus quartos cada vez mais cedo. Palpitam em cores e objetos. Veja, em cinco projetos, o resultado dessas interferências.
Princesa Moderna Fã de cor-de-rosa e praticante de balé clássico e teclado, Luna, 7 anos, ganhou um quarto do tamanho de seus sonhos, com escrivaninha, cama como as de princesa e barras para treinar a dança. “Seguimos as alturas-padrão nas academias: 80 cm e 1 m”, conta Carla Asevedo, que divide o projeto com Valéria Goldenberg Bartholi, sua sócia no Studio Duo.
Espírito Aventureiro Na primeira conversa para definir a decoração de seu quarto, Mel, 8 anos, mostrou a Carla Asevedo e Valéria Goldenberg Bartholi, do Studio Duo, uma pasta com páginas de revistas contendo o que ela mais gosta. “Mel pediu uma parede de escalada, um tubo para deslizar do teto ao chão e uma cama com cabana”, conta Carla. O cor-de-rosa ficou proibido e deu lugar aos tons neutros. Outro pedido da garota foi uma escrivaninha com espaço suficiente para guardar clipes, lápis, seu iPod e uma coleção de figurinhas.
Sem medo de ousar
Criativa e determinada, Dani, 13 anos, não titubeou ao definir seus desejos à decoradora Adriana Penteado. “Quero um quarto colorido”, sentenciou. A primeira escolha recaiu sobre o tecido da cabeceira estofada, que acabou orientando os outros tons: amarelo, roxo, verde e pink. “A base é branca para suavizar toda essa gama de cores e trazer luz”, ensina Adriana. Os objetos também foram escolhidos em parceria e até os quadros e enfeites de scrapbook, feitos por Dani, encontraram lugar na ambientação.
Planejado para durar Bonecos, mochilas, bonés e fotos de amigos. Aos 10 anos, Felipe queria um quarto para expor suas coleções. A mãe, no entanto, estava mais preocupada em montar um ambiente que resistisse à chegada da adolescência. Para atender a ambos os desejos, as arquitetas Leila Bittencourt e Fernanda Casagrande, da Oba! Arquitetura, planejaram uma mobília sem modismos e generosa em área de armazenamento. O revestimento de freijó lavado, combinado ao branco, e o enxoval neutro asseguram longevidade ao ambiente.
Romantismo contemporâneo
Os olhos de Luísa, 7 anos, brilharam quando viram esta cama com dossel em uma loja de móveis para quartos infantis. “Ela decidiu na hora que aquela cama seria a sua”, conta a decoradora Adriana Penteado, responsável pela decoração. De linhas retas, a mobília tem prazo de vida longo, como queria a mãe da menina. O rosa-claro dos tecidos, a cor preferida de Luísa, ganhou a companhia do pink (da luminária) e do azul-hortênsia (das paredes). “Essa mistura de tons deixou o ambiente menos óbvio”, avalia Adriana.