22 dicas para salas integradas

Saiba como criar um living aberto sem deixar a privacidade e a personalidade de lado:

Por Redação Atualizado em 18 jul 2022, 21h44 - Publicado em 20 jul 2022, 13h00
Sala de jantar e estar integrada, parede cimento queimado, poltrona vinho
Neste projeto, Marina Salomão apostou no efeito do boiserie para adornar a parede. Na mesa, uma estrutura que relembra um cavalete recebe o tampo branco em laca brilhante e é acompanhada por cadeiras produzidas com o toque delicado do assento e encosto em palhinha Sidney Doll/Casa.com.br

Atualmente, é mais provável encontrar áreas de estar integradas e fluidas do que cômodos menores e fechados. As ideias de salas em plano aberto são uma marca registrada das casas contemporâneas, graças à sua capacidade de atender a praticamente qualquer ocasião.

A ideia é conveniente porque permite a comunicação entre espaços distintos e convivência dos membros da família, qualquer que seja a situação.

sala integrada
Projeto de Paula Muller Denílson Machado/Casa.com.br

“Sabemos agora que nossas casas precisam estar prontas para se transformar no que precisarmos, seja uma academia doméstica, uma sala de aula ou um escritório“, disse Rebecca Snowden, consultora de estilo de interiores da Furniture And Choice, ao Ideal Home. “Criar esses espaços dedicados em nossa casa não significa sacrificar o estilo”, completa.

Já Martin Waller, fundador da Andrew Martin, completa dizendo que espaços abertos estão cada vez mais populares, mas às vezes podem parecer vazios.

“Use cores contrastantes para demarcar espaços distintos e injetar personalidade em diferentes áreas da sala. O papel de parede também pode ser usado em determinadas áreas do espaço para criar uma zona distinta”, orienta.

Continua após a publicidade

sala integrada
Nesta sala, a ideia foi criar uma iluminação mais cenográfica, direcionada para a estante, com spots de iluminação direcionada Thiago Travesso/Casa.com.br

Para criar zonas diferentes, opte por uma iluminação declarativa, cada luz com seu propósito. Móveis abertos, como estantes ou armários, também podem servir para isso e ainda evitam que o espaço pareça fechado.

“Alternativamente, uma tela dobrável pode proporcionar privacidade, algo que muitas vezes falta na vida em plano aberto”, diz Martin.

Seja adicionando algumas portas deslizantes, uma parede divisória ou simplesmente dispondo seus móveis de maneira inteligente, há muitas maneiras de criar espaços independentes dentro de portas abertas.

Deseja um pouco de inspiração e algumas dicas? Confira então a galeria abaixo:

*Via Ideal Home

Continua após a publicidade

Publicidade