9 dicas essenciais para criar uma cozinha externa
Tudo o que você precisa saber para criar um ambiente otimizado e que funcione para o que você quer
Muitas vezes, ao pensar no projeto de uma casa, a cozinha externa é um sonho. Para churrascos durante o verão ou para aproveitar uma comida quentinha e gostosa durante o inverno, com todos enrolados em cobertores, é uma opção cheia de versatilidade. Porém, assim como qualquer coisa durante uma reforma, esse é um projeto custoso que pode sair mais do que a encomenda. Por isso, veja algumas dicas abaixo de como criar um ambiente como esse sem complicações.
1.Pense bem no orçamento
Na hora de montar a sua cozinha externa, é importante pensar em um orçamento segundo o que é mais importante para você. Invista mais no espaço em si (como o deque e o pátio) se você pretende no imóvel por muito tempo, e opte por equipamentos que possam ser melhorados com o tempo. E pense em adquirir equipamentos que sejam potentes e incríveis, caso você sinta que possa se mudar em breve.
https://br.pinterest.com/pin/553661347935230097/
2.Mapeie o espaço
Toda cozinha, independentemente de ser interna ou externa, precisa de algumas áreas centrais. Ao montar a sua, considere uma estação quente (fogão/churrasqueira), uma fria (geladeira, ou qualquer eletrodoméstico para guardar alimentos), uma molhada (para lavar e secar louças e utensílios), uma seca (para cortar e preparar alimentos) e um espaço para as pessoas ficarem juntas enquanto comem.
3.Pense em um formato ‘L’
O formato em ‘L’ é muito popular porque permite uma integração maior em uma cozinha externa. Dessa forma, você pode aproveitar a presença das pessoas ao mesmo tempo que cuida da comida.
https://br.pinterest.com/pin/24980972911604554/
4.Aposte em itens à prova d’água
Essa dica é importantíssima! Além de cuidar para o que ambiente esteja de acordo com o que você quer, é preciso que todos os itens sejam à prova d’água, mesmo que a sua cozinha externa tenha uma cobertura. O vento e a chuva podem afetar esses utensílios mesmo que exista um toldo ou um telhadinho de telhas cobrindo o espaço.
5.Separe uma área específica para o lixo
Você nunca sabe quando vai precisar de um lixo à mão – seja para jogar fora restos de alimentos, ou para limpar a área por causa da exposição ao clima (como pólen, folhagens e até teias de aranha eventuais, comuns em ambientes abertos). Tenha um lixo por perto, em uma área reservada para ele, para sempre ter um local exato para descartar o que for preciso.
https://br.pinterest.com/pin/548876273322011842/
6.Escolha um espaço que fuja do comum
Ao invés de colocar a sua cozinha externa em uma área óbvia, busque um ponto da casa que está negligenciada – como um canto do quintal que ninguém usa. Essas áreas são perfeitas para dar um pouco mais de privacidade para esse ambiente, além de mais liberdade para ambientação.
7.Não esqueça a pia!
Você não quer passar pelo trabalho de precisar ir e voltar da sua cozinha interna para a externa só porque não quis colocar uma pia nesse segundo ambiente. Facilite o trabalho para você mesmo e invista em uma adequada para lavar alimentos, as mãos e manter o espaço organizado sem precisar desse vai e volta constante.
https://br.pinterest.com/pin/459859811922541012/
8.Faça um teste primeiro
Antes de colocar a mão na massa, faça um teste. Coloque uma mesa e uma churrasqueira portátil, por exemplo, no espaço que você quer transformar em uma cozinha externa. Sinta como você poderia dispor os utensílios da melhor maneira e como você se sente levando os alimentos para esse ambiente.
9.Escolha bem o material
Aço inoxidável resiste bem à ferrugem e ao clima, e o chão, bancadas e armários devem ser feitos com materiais resistentes à água.
https://br.pinterest.com/pin/831125306203589245/