Casa Created with Sketch.

Dicas de como fazer uma cozinha pequena parecer ampla

Deixar esse espaço funcional e bonito pode ser um desafio, especialmente se for apertado

 (Blog Inove Papeis de Parede/Reprodução)

Você sabia que existem formas de transformar cozinhas modestas em áreas amplas? Cômodos apertados e escuros acabam deixando os moradores desestimulados, enquanto salas livres e iluminadas levantam o ânimo. Para alcançar esse objetivo, você precisa conhecer 10 truques simples de design que vão te ajudar a aproveitar todo o seu espaço.

Utilize o teto

 

 (Reprodução/Pinterest)

Possui tetos altos? Aproveite o máximo e inclua prateleiras sem portas e longas – uma ótima opção para guardar utensílios, ou o que precisar, e deixar o ambiente bonito.

 (Rachael Smith/Real Homes)

Apesar de ser uma estratégia comum, elas são práticas e você pode usar para exibir plantas, pratos, gravuras e até eletrodomésticos leves. Adicionar estilo acima da cabeça causará impacto sem ocupar muitas superfícies. Molduras, teto pintado e luminárias são alguns exemplos.

 (Reprodução/Pinterest)

Se essa não for uma característica da sua cozinha, prateleiras verticais e tetos coloridos também são boas opções.

Use todas as opções de armazenamento

 

 (Neptune/Real Homes)

Ao projetar uma área pequena pense em como cada armário será utilizado – tornando o interior das peças mais eficientes e o fluxo mais eficaz.

 (Reprodução/Pinterest)

Não esqueça da parte de trás das portas e embaixo das prateleiras, excelentes lugares para colocar ganchos.

 (Nest/Real Homes)

Além disso, a região inferior e a seção acima dos nichos, podem ser transformadas em compartimentos avulsos para itens maiores.

Use iluminação clara

 

 (Pooky/Real Homes)

Em cozinhas curtas com teto alto, luminárias são boas adições. No entanto, com teto padrão ou baixo, elas podem trazer uma bagunça desnecessária. A iluminação integrada introduz claridade e torna o aposento mais arejado em qualquer hora do dia. Leve em consideração onde as tarefas serão realizadas e torne esses espaços mais nítidos.

 (Reprodução/Pinterest)

Lâmpadas para o ambiente em geral são igualmente importantes, mas lembre-se: a cor dos acabamentos terá impacto – quanto mais escuros os móveis e paredes, mais potência você precisará. Design de janelas simples, com pouco ou nenhum tratamento de vidro e enfeites no peitoral, potencializam a quantidade de luz natural.

Veja também

Limite a paleta de cores

 

 (Ina Arquitetura/Reprodução)

Escolhendo uma ou duas tonalidades predominantes, você fará com que seu pequeno aposento pareça maior e ainda cria uma aparência coordenada. Você pode aplicar diferentes tons da mesma cor, misturando e combinando para criar texturas, mas evite grandes blocos de paredes contrastantes para que os olhos vejam o cômodo como uma unidade contínua.

Se livre do que não precisa

 

 (Casa da Valentina/Reprodução)

Quanto menos coisas guardadas, mais organizada e funcional ficará a cozinha. Cumpra essa meta criando um lugar para cada objeto que você quer armazenar.

A desordem é inimiga de uma área limitada, portanto, selecione gavetas e uma despensa estreita para maximizar a quantidade de depósito. Esconda ingredientes, utensílios e louças, mantendo as bancadas e as prateleiras limpas. Peças marcantes – misturadores independentes, chaleiras, torradeiras, flores e ervas – adicionados ao design garantem uma sala familiar, mas exiba-os com moderação.

Acrescente acessórios que refletem luz

 

 (Reprodução/Pinterest)

Na escala certa, toques decorativos espelhados incluem personalidade e ampliam o ambiente, principalmente os que refletem luz. Por isso, invista em metais – combine luminárias suspensas metálicas com vasos de plantas, molduras e instrumentos culinários. Não gosta do material? Opte pelo branco!

 (Reprodução/Pinterest)

Acabamentos brilhantes e detalhes em aço inox – de torneiras, maçanetas e eletrodomésticos – oferecem esse mesmo efeito.

Aplique uma paleta branca

 

As cores claras refletem claridade naturalmente, o que ajuda a evitar que o local pareça escuro e limitado.

 (vivadecora.com.br/Reprodução)

Você pode pintar as paredes e armários em tom branco ou similar, criar um contraste escolhendo itens de madeira ou granito e incorporar toques de cor em forma de acessórios.

 (Reprodução/Pinterest)

Verde claro, amarelo, azul e cinza também funcionam, porém, faça com que as portas e paredes tenham um tom constante, removendo barreiras visuais.

Escolha pisos claros

 

Possui um corredor estreito como cozinha? Utilize placas de piso com padrões paralelos ao comprimento do espaço para que pareça mais longo. Se quiser deixar mais extenso, crie o oposto e coloque um pavimento que se estende pela largura da sala. Em caso de ladrilhos, posicione na diagonal.

Atenção com os móveis

 

 (divulgação/Casa.com.br)

Selecione móveis que ocupam pouco as superfícies. Evite peças com contornos e pernas grossas, pois acrescentam uma carga visual.

 (Kasia Fiszer © Future/Real Homes)

Escolha cadeiras simples e bancos de bar delicados, que podem ser usados em uma ilha.

Invista em armários de vidro

 

Frentes de vidro vão iluminar a aparência dos armários e expandir o ambiente à medida que olhos percorrem a decoração. Certifique-se de não encher os compartimentos com muitos objetos, para não poluir o cenário. Mantenha portas sólidas nos nichos inferiores para guardar os elementos práticos e não tão bonitos. Com um design aberto, insira lâmpadas nos interiores para abrir ainda mais espaço.

*Via Real Homes

Veja também

 

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.