Dicas para ter um banheiro de estilo rústico
Fugindo do padrão estético da perfeição, o estilo rústico prioriza as texturas naturais e o desgaste pelo tempo em suas composições
Tudo o que é considerado rústico traz características que são consideradas “imperfeitas”, naturais e brutas. Nos ambientes de decoração, por exemplo, o estilo agrega elementos como peças em acabamentos por fazer ou que simulam o desgaste pela ação do tempo.
Neste aspecto, eles convergem com o estilo industrial. Mas são diferentes porque dão mais valor aos materiais em sua forma natural ou reproduzidos em alta definição, como madeiras e pedras no revestimento de pisos, paredes e bancadas, por exemplo.
Confira abaixo algumas dicas da Fani para decorar o seu banheiro em estilo rústico:
Experiências sensoriais
O visual é certamente o grande chamariz deste estilo, mas o grande segredo para o sucesso de um banheiro rústico é proporcionar uma combinação entre essa estética simples e agradável aos olhos às outras experiências sensoriais.
Este banheiro precisa proporcionar uma sensação de conforto aos pés e às mãos de forma diferente aos outros ambientes da casa, principalmente pelo fato do banheiro ser um espaço de autocuidado e relaxamento, mas também de frescor e de boas energias.
Portanto, explorar acabamentos texturizados e foscos, além de revestimentos com materiais naturais ou reproduzidos fielmente, podem ajudar a compor este espaço de modo a propor uma desconexão da agitada realidade para momentos de bem-estar. Velas aromáticas e perfumes podem complementar muito bem essa experiência.
Cuidados extras
Ao priorizar superfícies naturais como a madeira e as pedras, é fundamental se certificar se estes materiais possuem o tratamento adequado para suportar o cotidiano numa área frequentemente úmida como os banheiros com chuveiro.
A madeira na forma natural, principalmente, precisa de cuidados extras para suportar a umidade e caso isso se torne economicamente inviável, uma alternativa é optar por revestimentos como a cerâmica e o porcelanato amadeirados. Vale se certificar da origem deste material, adquirindo madeira legalizada ou de reflorestamento.
As pedras lidam melhor com a umidade, mas certamente são mais difíceis de limpar dada a irregularidade da superfície. O polimento ajuda a usá-las no piso, mas uma superfície excessivamente lisa pode causar acidentes.
Não se esqueça dos metais e acessórios
Há quem acredite que metais e acessórios são detalhes no décor, mas em estilos como o rústico, o papel deles fica ainda mais evidente no arremate dos vários elementos de um banheiro.
São interessantes sobretudo para o acréscimo de cor, já que no estilo rústico a paleta de cores formada por pedras e madeiras convencionais tende a ser neutra, carecendo de detalhes pontuais coloridos.
Os metais e acessórios, além de pequenos objetos decorativos, são ideias para essa proposta, pois acrescentam cor de modo a despertar a atenção dos olhos sem ocupar um espaço desproporcional, poluindo o ambiente. Também podem contar com acabamentos brutos e texturizados, familiarizando-se com os outros itens do banheiro rústico.