10 cozinhas que usam rosa de forma criativa
Há muitas maneiras de inserir a cor no ambiente – inspire-se por estes projetos:
A vida pode não ser sempre cor de rosa, mas a sua cozinha pode. Arquitetos e designers costumam escolher diferentes tons de rosa quando desejam adicionar interesse e personalidade a um espaço funcional, como é o caso da cozinha.
Da forma e no estilo – romântico, vintage ou sofisticado –, a cor é capaz de trazer mais vida e transformar o ambiente.
Por isso, dos armários cor de chiclete de um apartamento em Tóquio aos mosaicos rosados encontrados em uma vila grega modernista, reunimos aqui 10 cozinhas que usam a cor rosa de forma bastante criativa para te inspirar. Confira:
1. Apartamento Nagatachō, por Adam Nathaniel Furman (Japão)
Uma rosa chiclete fica no coração deste apartamento em Tóquio, assinado pelo designer britânico Adam Nathaniel Furman, e contrasta de forma divertida com listras de piso “verde melancia”.
“Muito da maneira como descrevi o projeto enquanto o desenvolvia foi através do gosto e referências à culinária e à comida, de modo que a paleta de cores se tornou uma questão de escolher ingredientes para um banquete visual lindamente calibrado”, disse Furman à Dezeen.
2. St Minas House, por Neiheiser Argyros (Grécia)
O escritório Neiheiser Argyros utilizou cores e materiais lúdicos para complementar os detalhes modernistas existentes de uma vila da década de 1970 perto de Atenas, que o escritório de arquitetura reformou no ano passado.
A paleta de materiais limitada da cozinha de tijolos expostos e concreto moldado em tábuas foi completada com toques inesperados, como armários de alumínio perfurado e um backsplash de mosaico rosa vintage com balcões correspondentes.
3. Apartamento Minimal Fantasy, por Patricia Bustos Studio (Espanha)
Todos os quartos e a maioria das superfícies deste apartamento de férias em Madrid têm acabamento em algum tom de rosa – até a pia da cozinha.
O escritório local Patricia Bustos Studio só rompeu com a paleta de cores nas frentes dos armários, que são interrompidas por detalhes em latão e formas geométricas em jeans e azul bebê.
4. Apartamento Mixtape, por Azab (Espanha)
Paredes rosa pálido e portas de armário ajudam a animar esta cozinha em um apartamento da década de 1960, que o estúdio de arquitetura espanhol Azab reformou para um aposentado em Bilbao.
Os pisos de espinha de peixe incompatíveis unem o esquema de cores, trazendo pequenos sabores de verde menta e vermelho cereja ao lado de um bege suave para combinar com a guarnição de madeira na bancada da cozinha.
5. Escritório Studio11, por Studio11 (Bielorrússia)
Ao projetar seu próprio local de trabalho em Minsk, o estúdio de interiores Studio11 teve como objetivo evitar a estética industrial simples favorecida por muitos escritórios de design e arquitetura.
Isso significava justapor as superfícies de concreto e gesso do interior com detalhes vibrantes, como um retrato abstrato do pintor bielorrusso Zakhar Kudin ou um balcão cor de blush, que fica em frente às paredes meio pintadas de azul na cozinha compartilhada.
6. Lerma workshop, por Estudio Nu (Argentina)
O escritório argentino Estudio Nu criou esta cozinha comunitária ao dividir seu próprio estúdio de design, instalado em uma antiga oficina de mecânica odontológica em Buenos Aires, para criar espaços de escritório acessíveis para outros criativos locais.
Aqui, azulejos rosa foram escolhidos para combinar com a paleta de materiais suaves do interior, que combina portas de vidro onduladas com paredes de madeira clara e pisos de concreto.
7. Showroom Designers Remix, por Reform (Dinamarca)
A marca dinamarquesa Reform, especializada na personalização de suítes de cozinha IKEA, inspirou-se nos esquemas de cores e gradientes das paletas de maquiagem ao projetar a área de destaque deste showroom de moda em Copenhague.
Aqui, as bancadas de cozinha da coleção Basis da Reform são finalizadas em tons pastel progressivamente mais profundos, variando de pêssego a blush e rosa escuro, contrastando com uma pia e torneira pretas.
8. House and the River, por After Party (Lituânia)
Paredes, pisos e tetos brancos criam um cenário moderno e brilhante dentro desta casa ao lado do riacho no norte da Lituânia, com personalidade adicionada na forma de móveis antigos da era soviética e toques de cores inesperadas.
Sua cozinha monocromática está escondida sob um mezanino e é pontuada por uma ilha cor de salmão com uma bancada de granilite em rosa-sapatilha-de-balé.
9. Apartamento em Born, por Colombo e Serboli Architecture (Espanha)
Um bloco em arco rosa-coral se espreme em um segundo banheiro ao lado da cozinha deste apartamento compacto, situado em um edifício residencial do século XIII no bairro histórico de El Born, em Barcelona.
Este mesmo padrão se repete na ilha de café da manhã com a sua bancada curva de quartzo rosa e a mesa de jantar cor-de-rosa.
10. Maison Pour Dodo, por Studio Merlin (Reino Unido)
Paredes pálidas de gesso e tábuas de assoalho de abeto contrastam com os armários azuis esfumaçados dentro deste apartamento em Stoke Newington, em Londres, que o estúdio local Studio Merlin reformulou para o fundador Josh Piddock e sua namorada.
*Via Dezeen