Cozinha de uma parede: conheça o modelo e veja inspirações

Proposta traz praticidade para moradores que gostam de cozinhar e precisam ter os instrumentos e ingredientes à disposição

Por Redação Atualizado em 22 jun 2022, 18h05 - Publicado em 24 jun 2022, 19h00
Cozinha de uma parede só com uma longa mesa de madeira.
The Spruce / Michelle Becker/Reprodução

Há algo a ser dito sobre simplicidade. E uma das maneiras mais simples de entender o design da cozinha é com o triângulo da cozinha (conceito de design que regula a atividade na cozinha, colocando os principais serviços em áreas estratégicas).

Este conceito de design permite que o cozinheiro se mova entre a geladeira, o fogão e a pia em três pontos, sem interseção. Será que dá para ficar ainda mais básico do que isso? Acontece que pode.

Cozinha pequena com balcão único. Armários brancos e cinzas.
home-designing/Reprodução

Que tal um aglomerado desses serviços básicos, onde o cozinheiro tem tudo ao seu alcance e nada é muito longe na hora de cozinhar? Este é o conceito que impulsiona o layout da cozinha de uma parede.

O que é um layout de parede única

Cozinha de parede só integrada à sala de estar.
@alphainteriordesigns/Reprodução

Em um layout de cozinha de uma parede, todos os armários, bancadas e serviços de trabalho principais estão dispostos ao longo de uma parede. Os outros três lados da cozinha são abertos e muitas vezes voltados para áreas de estar.

Cozinha e sala de estar integradas. Pareces e móveis em cores claras.
Projeto de Piotr Matuszek e Gosia Czarny. home-designing/Reprodução

Os principais serviços de trabalho incluem geladeira, pia e fogão ou forno. Uma máquina de lavar louça é frequentemente incluída como um serviço importante. Coisas que podem ser movidas não estão incluídas – itens como micro-ondas ou cafeteira.

Cozinha de parede só com armários com acabamento em azul.
apartment therapy/Reprodução

Com o layout de uma parede, o balcão normalmente tem cerca de 2,3m de comprimento. Se o balcão fosse mais curto, você não teria espaço suficiente para acomodar esses serviços principais. A ordem dos serviços de trabalho é menos importante do que em outros layouts devido ao pequeno tamanho do layout.

Os layouts de cozinha de uma parede geralmente são aumentados com ilhas de cozinha móveis. Essas peças permitem mais espaço na bancada para o preparo dos alimentos.

Cozinha de parede só com uma criança em cima de um banco preparando os ingrediente para cocção.
Projeto de Kant-architecten Stijn Vereeken/Reprodução

Os layouts de cozinha de uma parede são semelhantes às cozinhas tipo galley, que têm duas fileiras de armários e bancadas separadas por um corredor.

Prós e contras do layout de uma parede

Cozinha com bancada única, com armários pretos e uma mesa de madeira disposta no centro do ambiente.
Projeto de Nicolaj Bo. home-designing/Reprodução

Prós

Barato: espaço limitado no balcão significa custos mais baixos, pois os balcões tendem a aumentar consideravelmente os orçamentos da cozinha. Menos armários de parede e base também são usados.

Cozinha de parede única com armários em bronze e preto.
home-designing/Reprodução

Opções de bricolagem mais fáceis: como você não precisa juntar balcões ou outros trabalhos complicados, o design de uma parede é o mais fácil para o proprietário fazer o trabalho. Normalmente, uma única bancada com um recorte de pia é usada.

Continua após a publicidade

Cozinha pequena moderna com design de parede única.
Ikea/Reprodução

Design compacto: O layout de uma parede é a melhor maneira de criar espaço no resto da sua cozinha, se necessário para uma mesa ou outros usos. Além disso, como o ambiente da cozinha é minimizado, mais espaço pode ser usado para áreas de estar.

Bom fluxo de trabalho: todas as principais funções de cozimento são mantidas a poucos metros umas das outras.

Cozinha pequena com parede única, uma janela na lateral.
Projeto de Ace Of Space. home-designing/Reprodução

Contras

Menor valor percebido: a menos que a casa exija o projeto da cozinha de uma parede, muitos compradores podem ter dificuldade em aceitá-lo. Assim, vender a casa pode ser mais difícil. 

As cozinhas geralmente são projetadas dessa maneira porque não há outra opção devido às limitações de espaço ou custo.

Cozinha de parede única integrada em o que parece ser um studio.
aTng 糖 & Dunqiang Chen/Reprodução

Menor valor de revenda: os valores de revenda são menores para cozinhas mínimas.

Menos bancadas: o orçamento é menor em função da redução de bancadas, mas isso significa ter menos espaço para cozinhar. O que pode resultar na necessidade de adicionar ilhas de cozinha dobráveis ​​ou colocando tábuas de corte sobre a pia como espaço de balcão improvisado.

Cozinha com uma bancada única, com armários em cinza petróleo e branco.
Projeto de Danny Broe Architect. home-designing/Reprodução

Decisões de design: o design de parede única traz novas decisões por seu tamanho compacto. Por exemplo, para onde vão todos os armários?Se houver a redução de armários, haverá menos espaço de armazenamento.

Dicas para layouts de cozinha de parede única

Cozinha com bancada único, com móveis com acabamento na cor preta e uma mesa média pronta para a refeição.
Natalia Okolus/Reprodução

Use livremente ilhas móveis ou mesas pequenas. Se o espaço permitir, você pode até instalar uma ilha de cozinha estreita.

Em casas de luxo, aumente o valor do layout da cozinha de uma parede instalando bancadas premium, como quartzo ou concreto. Use armários de qualidade. Instale aparelhos premium.

Cozinha de parede única com papel de parede com mandalas de diversos tamanhos.
Dina Kuzmenko/Reprodução

Se possível, considere colocar a cozinha ao longo de uma parede que não tenha janela. As janelas reduzem o número de armários de parede que podem ser instalados.

Veja mais inspirações na galeria abaixo!

*Via The Spruce e Home Designing

Continua após a publicidade

Publicidade