Cores Ancestrais: paleta marca colab de Pedro Ariel Santana e Tintas Coral

O curador da CASACOR e a Coral se unem para lançar uma seleção exclusiva de 100 cores inspiradas em memórias afetivas

Por Redação Atualizado em 1 dez 2021, 17h01 - Publicado em 1 dez 2021, 13h00

Cores Ancestrais

Para comemorar o lançamento de seu livro A Casa Original, Pedro Ariel Santana, arquiteto, jornalista e curador de CASACOR, se uniu à Tintas Coral para criar uma paleta exclusiva: 100 cores do leque da marca foram selecionadas para inspirar profissionais em todos os tipos de projeto. Com o nome de Cores Ancestrais, a coleção remete às casas de nossa infância, aos ambientes que fazem parte das memórias afetivas e mais do que tudo, às cores que acolhem.

Esta impressão é uma representação das cores da Coral, para maior acuracidade consulte o leque de cores da Coral. Na foto, Living Coral, projeto de Ana Cristina Cunha para a CASACOR Pernambuco 2019. Divulgação/Casa.com.br

“Somos a tinta oficial da CASACOR e, com isso, surgiu a oportunidade de criarmos juntos uma cartela de cores exclusiva com tons que remetem à Casa Original, tema da CASACOR 2021. As cores remetem ao retorno de nossas raízes, da nossa infância, da casa de nossos avós e do campo, desde tons naturais e orgânicos a terrosos. As 100 cores ancestrais levam a despertar a criatividade dos profissionais em seus projetos”, explica Priscila Perez, especialista de cores da Coral na América do Sul.

De beges lavados, rosas acinzentados e lilases leves a amarelos e laranjas terrosos, a cartela da Coral inspira acolhimento e personalidade. As cores Trilha da Chapada, Açafrão Indiano e Molho de Mostarda acendem o calor do abraço ancestral. Já Cerâmica Mineira, Pé de Moleque e Licor de Café trazem o sentimento de hospitalidade das famílias brasileiras. Por fim, Bege Costeiro, Tela Bordada e Rosa Açúcar homenageiam o artesanal feito à mão, e os diversos tons de azul evocam nossas memórias mais alegres das férias no campo ou na praia.

Veja também

Casa Original

 

Continua após a publicidade

No Estúdio Hygge, assinado por Melina Romano para a CASACOR São Paulo 2019, o teto recebeu uma cor que acompanha o tom dos tijolos da parede. Um tom que passa o mesmo efeito é o Decora Efeito Cimento Queimado na cor Tubarão Branco, da Coral.
No Estúdio Hygge, assinado por Melina Romano para a CASACOR São Paulo 2019, o teto recebeu uma cor que acompanha o tom dos tijolos da parede. Um tom que passa o mesmo efeito é o Decora Efeito Cimento Queimado na cor Tubarão Branco, da Coral. Denilson Machado/Casa.com.br

A obra A Casa Original foi criada a partir de uma extensa pesquisa de tendências que começou em 2019, durante a qual Pedro Ariel Santana detectou o desejo das pessoas por uma arquitetura que propiciasse o relaxamento, a paz e uma vida mais simples.

A arquiteta Jéssica Araújo escolheu o Efeito Cimento Queimado na cor Calor do Deserto, da Coral, para as paredes de seu Bangalô Cravo e Canela, projeto da CASACOR Bahia 2019.
A arquiteta Jéssica Araújo escolheu o cimento queimado para as paredes de seu Bangalô Cravo e Canela, projeto da CASACOR Bahia 2019. O mesmo efeito pode ser criado com a tinta Efeito Cimento Queimado na cor Calor do Deserto, da Coral. Divulgação/Casa.com.br

“Comecei a pesquisar arquitetos e designers que se inspiram na ancestralidade para criar projetos contemporâneos e com um pé no passado. Descobri trabalhos incríveis, inclusive de designers de interiores que buscam na terra e na cultura de sua região a fonte de inspiração para as suas criações. Por fim, uma nova pesquisa no meu acervo de fotos revelou que eu já tinha imagens de casas-vernaculares modelos, todas elas inspiradoras para os projetos contemporâneos e originais que são a razão principal do livro”, explica Pedro.

Meu Lugar no Mundo, do escritório Carlos Otávio Arquitetura, ambiente da CASACOR Ceará 2019.
Meu Lugar no Mundo, ambiente do escritório Carlos Otávio Arquitetura para a CASACOR Ceará 2019, traz a Decora Matte na cor Casa na Árvore nas paredes. Divulgação/Casa.com.br

O livro traz 31 projetos contemporâneos de arquitetura e interiores que abordam temas como a ancestralidade, a cultura local e a arquitetura vernacular como fontes de inspiração, a grande maioria ambientes de CASACOR pelo Brasil – dois deles são da mostra no Peru.

A Textura Rústica na cor Branco Partitura da Coral cria textura nas paredes do Espaço de Convivência Só Reparos, ambiente de Angela Castilho e Alex Rodrigues para a CASACOR Brasília 2017.
A Textura Design na cor Branco Partitura da Coral cria textura nas paredes do Espaço de Convivência Só Reparos, ambiente de Angela Castilho e Alex Rodrigues para a CASACOR Brasília 2017. Divulgação/Casa.com.br

Todos os exemplares de A Casa Original acompanham a paleta Cores Ancestrais. Um presente das Tintas Coral e de Pedro Ariel Santana para leitores e apaixonados por arquitetura e decoração. O livro A Casa Original já está a venda pelo site da UniSaber Livraria e pode ser adquirido aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade