Como organizar documentos: acabe com a pilha na escrivaninha
Aprenda algumas formas simples de deixar os seus documentos organizados e os seus livros no lugar com estas dicas
Você é do tipo que acumula muita papelada e livros em casa? É fácil você começar a guardar alguns documentos em cima da escrivaninha, com a desculpa de que logo mais vai arrumá-los, e essa pilha só aumentar com o passar do tempo. O mesmo com os livros: você compra um ou outro que quer ler no futuro, coloca na mesa de cabeceira e quando vê tem mais de cinco obras empilhadas ali.
Conversamos com a personal organizer Cora Fernandes para saber como lidar com esta questão e ela logo levanta uma sinal de alerta: a correria do dia a dia é o que dificulta essa organização.
Organizando documentos
Principalmente quando o assunto é documentação, manter esses papéis organizados é uma forma de evitar pagamentos duplicados, perda de documentos importantes ou estresse na hora que você precisa de algo que é essencial para algum procedimento burocrático.
De acordo com a profissional, o primeiro passo para manter toda essa papelada organizada é separar os seus papéis por tipo. Por exemplo: contas de luz são guardadas juntas, assim como documentos referentes ao seguro do carro ou exames médicos. Dessa forma, você já separa um espaço para cada tipo de papel que recebe ou leva para casa e os mantém juntos em um só lugar.
Para isso, você pode fazer uso de pastas específicas, cada uma identificada com um nome – isso evita que a organização fique subjetiva. A partir daí, é lembrar de uma regra muito simples: toda vez que você receber uma carta ou tiver um documento em mãos, veja se pode revolver a questão que o envolve em até cinco minutos, cumpra essa tarefa e guarde o papel no lugar indicado. Isso acaba com as pilhas em cima da escrivaninha.
https://br.pinterest.com/pin/474496510729849114/
Organizando os livros
A ideia de manter um espaço reservado também serve para os livros. Seja um móvel, uma prateleira ou um baú, tenha certeza de separar um lugar na sua casa para colocar as suas obras. A partir daí, você pode organizá-los de formas diferentes, como por tamanho, nome do autor ou por gênero – vale a pena escolher a maneira mais fácil para você identificá-los a primeira vista e gerar fácil acesso quando você quiser usar ou reler algum deles.
No mais, é sempre importante também fazer uma revisão destes livros de tempo em tempos. Você precisa mesmo de todos eles em casa? Caso a resposta seja ‘não’, vale a pena doar alguns ou vendê-los em um sebo para liberar o espaço e aproveitá-lo melhor.
https://br.pinterest.com/pin/313774299016935889/