Casa Created with Sketch.

Como ter uma casa relaxante, segundo a neurociência

O biophilic design pretende criar ambientes mais relaxantes usando elementos da natureza

É claro que manter uma casa feliz significa que os seus moradores se dão bem e têm uma rotina leve e alegre. Porém, o design também pode entrar como um elemento que ajuda com esse bem-estar geral, porque, segundo estudos envolvendo a neurociência, viver em um ambiente considerado bonito tem um efeito e tanto no seu humor.

Isso está englobado em uma vertente chamada biophilic design (design biofílico, em português), que explica que os seus sentidos podem ser acalmados quando diante de sons, cores, cheiros e texturas que lembram a natureza. Essa é uma tendência tão forte que escritórios de grandes empresas, como o próprio Google, estão adaptando os seus ambientes de trabalho de acordo com essa ideia, para melhorar a produtividade dos seus funcionários e diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Ter plantas em casa ajuda, mas existem muitas outras maneiras de você despertar os seus sentidos em um nível mais profundo e criar um ambiente de bem-estar que vai além de tudo o que você imaginou.

1.Coloque água no ambiente

O som da água pode mascarar o barulho da rua muito bem, e ainda ajuda a deixar o ar do ambiente mais úmido (ótimo para quem sofre de problemas respiratórios no inverno, por exemplo). Mesmo uma pequena fonte com água corrente pode fazer maravilhas por um cômodo e pela sua sensação de tranquilidade.

Veja também

 

2.Trabalhe cheiros agradáveis

Existem inúmeras receitas caseiras de aromatizadores que você pode experimentar, mas, mais importante do que conhecê-las, é lembrar de colocar cheiros agradáveis nos cômodos que você mais usa. Seja através dessas receitas, com uso de óleos essenciais, velas ou ervas, lembre-se de colocar cheiros que te agradem nos diferentes ambientes da sua casa.

3.Busque refúgio

Um ponto importante desse estilo de design é criar ambientes que pareçam estar longe de tudo ou de todos. Na sua casa, você pode criar um canto de leitura que é separado do resto do ambiente por uma cortina fina, ou um espaço para tomar o seu café que é obscurecido do restante da sala por uma parede de plantas. Esses espaços passam a sensação de segurança e proteção.

4.Brinque com a luz

Se você tem muitas janelas em casa, elas também podem entrar nessa tendência. Use cortinas diferentes, como de renda, para brincar com a forma como a luz entra no ambiente e criar um efeito diferente nas paredes e no cômodo como um todo.

 

5.Crie espaços sem tecnologia

Acredite, ter alguns espaços na sua casa que ficam livres de tecnologia é importante para o biophilic design, porque muda o seu centro de foco. Se manter o seu quarto sem qualquer tipo de tecnologia (incluindo a televisão!) é muito difícil, você pode começar com áreas menores, como a mesa da cozinha ou uma poltrona de leitura.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s