Como criar uma cozinha em estilo Toscano (e se sentir na Itália)

As cores, os materiais, as texturas... Há muito do design e estilo da Toscana para trazer para a sua cozinha

Por Redação Atualizado em 29 jun 2022, 23h16 - Publicado em 2 jul 2022, 19h00
Cozinha em estilo toscano.
JERI KOEGEL PHOTOGRAPHY/Reprodução

A Toscana é o epicentro de vinhos finos e culinária deliciosa – então, por que tomá-la como inspiração ao projetar sua cozinha? O design toscano é conhecido por seus materiais texturizados, cores terrosas quentes e peças rústicas.

E as cozinhas toscanas são muitas vezes preenchidas com detalhes atraentes, como ricos armários de madeira, intrincados mosaicos de azulejos e majestosos arcos de pedra.

Com alguns trabalhos em pedra cuidadosamente colocada e alguns toques de cor, você pode capturar o charme toscano de uma maneira que pareça fiel ao seu espaço. Confira algumas inspirações abaixo:

1. Escolha uma cor de base terrosa

Cozinha em estilo toscano.
NAKED KITCHENS/Reprodução

A Toscana está repleta de cores quentes e terrosas. Suas casas são forradas com estuque amarelo e cobertas com telhados de barro vermelho, e suas paisagens são pontilhadas com grama verde-amarelada, ciprestes verde-escuros e videiras marrons empoeiradas.

Cozinha com estilo toscano.

Faça a sua casa parecer mais toscana, seguindo sugestões desta paleta. Escolha uma cor de base terrosa que você ama – como terracota, amarelo pálido ou até rosa pêssego – e construa sua cozinha em torno dela.

2. Preencha seu espaço com armários de madeira 

Cozinha em estilo toscano.
TIMELESS KITCHEN CABINETRY/Reprodução

As casas toscanas são emolduradas e preenchidas com madeira. Vigas de madeira expostas revestem os tetos, madeiras duras cobrem os pisos e móveis de madeira preenchem todos os cômodos.

Você pode, é claro, obter esse visual redesenhando seus tetos e pisos. Ou você pode simplesmente acenar para isso enchendo sua cozinha com armários de madeira texturizada.

3. Pendure um lustre rústico

Cozinha em estilo toscano.
KENDALL WILKINSON DESIGN/Reprodução

Uma maneira fácil de tornar seu espaço mais toscano? Pendure um lustre de ferro forjado. O acessório ousado fará com que sua cozinha pareça mais rústica e fará com que todas as refeições que você faça lá pareçam mais românticas também.

4. Crie um espaço para sentar e relaxar

Cozinha em estilo toscano.
WHITTNEY PARKINSON DESIGN/Reprodução

Uma ótima cozinha toscana não é apenas preparar a comida, mas também apreciá-la. Portanto, construa um espaço para se sentar para uma refeição. Ao projetar uma copa para comer, você pode se deliciar com muito espaço para cozinhar e facilitar a socialização enquanto cozinha.

5. Invista em ladrilhos 

Cozinha em estilo toscano.
AMY BARTLAM/Reprodução

A Toscana fica a uma curta viagem do Mediterrâneo, por isso não é incomum que elementos de design mediterrâneos – como azulejos – entrem nas casas da Toscana.

Se você se apaixonou por um conjunto de azulejos estampados, encha sua cozinha com eles. Em seguida, equilibre-os com acessórios rústicos e detalhes em madeira.

6. O forno de pizza é claro!

Cozinha em estilo toscano.
CAYTON DESIGN STUDIO/Reprodução

Um forno de pizza não é obrigatório em qualquer cozinha, mas certamente é bom de se ter. E como a Itália é conhecida por suas deliciosas pizzas, o toque pode instantaneamente tornar seu espaço mais toscano (ou pelo menos mais italiano).

7. Forre suas paredes com madeira

Bancada e pia de cozinha.
NAKED KITCHENS/Reprodução

Largue o pincel e aqueça seu espaço com paredes forradas de madeira. O toque inesperado deve adicionar calor e textura à sua cozinha, tornando-a rústica, casual e convidativa.

8. Arrisque-se com pisos vermelhos ricos

Cozinha em estilo toscano.
KATIE HODGES DESIGN/Reprodução

Os telhados da Toscana não são a única coisa revestida com telhas de barro vermelho – os pisos da Toscana também costumam ser. Então, defina a cena revestindo o chão da cozinha com azulejos de barro vermelho que se parecem com os que você encontraria na Toscana.

9. Encha sua cozinha com plantas

10 plantas que vão amar viver na sua cozinha
The Kitchn/Reprodução

A Toscana pode ser conhecida por seus edifícios amarelos e vermelhos. Mas são as oliveiras exuberantes, os majestosos ciprestes e os extensos vinhedos que tornam a paisagem toscana verdadeiramente icônica.

Continua após a publicidade

Então, decore sua cozinha com alguns toques de vegetação. Invista em uma oliveira, cultive um jardim de ervas em sua janela ou preencha seu espaço com flores frescas.

10. Pegue uma ilha antiga

Cozinha em estilo toscano.
STYLE DE VIE/Reprodução

As cozinhas toscanas tendem a ser rústicas, em vez de perfeitas. Portanto, não vá para a loja atrás de seus móveis. Pegue uma mesa antiga em um mercado de pulgas e deixe-a adicionar um charme caseiro à sua cozinha como uma ilha pequena.

11. Preencha sua paleta com toques de cores quentes

Cozinha em estilo toscano.
NAKED KITCHENS/Reprodução

Ao preencher a paleta da sua cozinha, não tenha medo de brincar. As cozinhas toscanas podem ser preenchidas com neutros terrosos. Mas cores vibrantes – como amarelos dourados e vermelhos enferrujados – são tão bem-vindas quanto beges arenosos e marrons ricos.

12. Construa um arco de tijolos

Cozinha em estilo toscano.
CHARBONNEAU INTERIORS/Reprodução

Arcos estão por toda parte na Toscana. Então, para um impacto verdadeiramente dramático, construa um arco entre sua cozinha e sua sala de jantar e forre-o com um material terroso – como tijolo, pedra ou estuque.

13. Forre seu backsplash com pedras

Cozinha em estilo toscano.
LINDSEY BROOKE DESIGN/Reprodução

Faça sua cozinha parecer rústica toscana trocando seus azulejos backsplash por pedras backsplash. Opte por um material mais quente, como calcário, arenito ou travertino. Como essas pedras são comumente usadas na arquitetura toscana, elas devem se encaixar perfeitamente na sua cozinha.

14. Dê personalidade ao seu fogão

Cozinha em estilo toscano.
TIMELESS KITCHEN CABINETRY/Reprodução

Cozinhar é uma grande parte da cultura toscana. Portanto, prepare-se para o sucesso tornando seu fogão absolutamente majestoso. Forre o backsplash do seu fogão com mármore toscano clássico. Invista em um exaustor rústico.

15. Brinque com ladrilhos texturizados

Cozinha em estilo toscano.
CROWN POINT CABINETRY/Reprodução

A decoração toscana não precisa sobrecarregar seu espaço. Existem muitos ladrilhos cerâmicos esculpidos disponíveis em cores sólidas e elegantes, como branco e bege.

Esses azulejos discretos podem adicionar textura terrosa ao seu backsplash. E eles podem acenar para os azulejos impressos, populares nas casas toscanas e mediterrâneas, sem adicionar nenhuma cor à sua cozinha.

16. Transforme garrafas usadas em luminárias

Cozinha em estilo toscano, com armários rústicos.
MAITLAND & POATE/Reprodução

Nenhuma refeição toscana está completa sem um pouco de vinho. E mesmo que você não queira se servir de um copo de vinho tinto, você pode homenagear os muitos vinhedos da Toscana convertendo garrafas de vinho vazias em luminárias rústicas.

17. Transforme seus itens indispensáveis ​​em decoração

Cozinha com estilo toscano.
BECCA INTERIORS/Reprodução

O design toscano tende a ser bastante pragmático. Portanto, não tenha medo de deixar os utensílios em suas bancadas. Ervas, panos de cozinha, panelas e óleos podem funcionar como decoração quando colocados nos cantos ou organizados ordenadamente nas prateleiras da cozinha.

18. Preencha seu espaço com arte

Cozinha com estilo toscano, com armários de madeira.
NAKED KITCHENS/Reprodução

A Toscana não tem apenas uma rica história culinária. É também o lar de Florença – o mesmo lugar onde o Renascimento começou. Portanto, não forre apenas as prateleiras da cozinha com especiarias, óleos e utensílios de cozinha. Vista-os com pinturas e desenhos também.

19. Adote uma configuração de cozinha informal

Ampla cozinha em estilo toscano.
ANCIENT SURFACES/Reprodução

Sua cozinha toscana não deve ser apenas bonita – deve apoiá-lo enquanto você prepara, cozinha e desfruta das refeições. Projete sua cozinha com seu futuro em mente. Escolha uma ilha que lhe permita entreter com flexibilidade.

Escolha uma configuração de armazenamento que mantenha seus itens indispensáveis ​​ao seu alcance e prefira peças rústicas e práticas em vez de móveis e decoração disfuncionais.

20. Deixe suas janelas totalmente abertas

Cozinha com janelas abertas.
AMY BARTLAM/Reprodução

Uma das partes mais bonitas das casas toscanas? Eles geralmente têm amplos espaços internos/externos. E embora você não queira derrubar uma das paredes da sua cozinha, você pode deixar o ar livre entrar deixando as janelas bem abertas.

Essa escolha pode parecer casual, mas mudará a atmosfera da sua cozinha: aproveite a brisa que entra pela janela na próxima vez que cozinhar e se sentirá transportado para a Itália – mesmo que não esteja perto.

*Via My Domaine

Continua após a publicidade

Publicidade