Color block: formas simples de incorporar cores vibrantes na decoração

Pontos vibrantes de color block podem ser incorporados no hall, quarto e móveis.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jan 2025, 13h00
Apartamento ganha vida nova em edificio modernista dos anos 1970. Projeto de Sertão Arquitetos
Projeto de Sertão Arquitetos. (Guilherme Pucci/Divulgação)
Continua após publicidade

As cores vibrantes vieram para ficar e puseram o minimalismo decorativo de lado. Desde a Design Week de Milão é possível ver designers apostando em tons de azuis, verdes, rosados e terrosos decorativos.

Piano rodeado de plantas e outros itens de decoração
Projeto de Ricardo Abreu. (Renato Navarro/Casa.com.br)

“As pessoas ainda têm medo de usar cores dentro de casa e expor a sua personalidade. Mas é preciso saber que cada escolha feita transforma o ambiente em um refúgio único, já que as cores são capazes de despertar diferentes emoções”, comenta a designer de interiores Nina Tavares, autora do livro “Bora Decorar? Uma jornada no mundo do Design de Interiores”, pela editora PoloBooks.

Pintura setoriza sala de grandes dimensões e transforma apê com baixo custo. Sertão Arquitetos. Varanda.
Projeto de Sertão Arquitetos. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Nina acredita que assim como um quadro bem composto, o equilíbrio entre cores e texturas é crucial para criar uma harmonia visual.

“Escolha uma paleta de cores que se relacione harmoniosamente, pode ser uma combinação de tons complementares, análogos e monocromáticos. Cores que conversam entre si criam uma sensação de equilíbrio.

Hall de entrada com color blocking rosa. Paredes azuis do lado de fora.
Projeto de Studio 92 Arquitetura. (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Confira como é possível incorporar pontos com cores vibrantes na decoração:

Móveis

Renovação econômica deixa apê de 70 m² mais colorido com laranja e verde. Projeto Co+Lab Juntos Arquitetura. Na foto, sala de jantar, buffet laranja.
(Luiza Schreier/Divulgação)

Colocar uma cor marcante em um móvel é uma forma econômica de acrescentar estilo ao décor. Esse projeto DIY também é excelente para renovar peças antigas.

Varanda de apartamento de 236 m² virou urban jungle. Projeto de Vivi Cirello. Na foto, plantas, árvore, folhagem, buffet amarelo.
Projeto de Vivi Cirello. (Renato Navarro/Divulgação)

“Você vai ter uma peça moderninha, um mix de estilos contemporâneo e vintage”, comenta.

Continua após a publicidade

Cabeceira

7 ideias imperdíveis para renovar sua casa em menos de 24 horas. Projeto de Conectarq. Na foto, quarto, cabeceira pintada com tinta rosa na parede.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Se você tem uma cama sem cabeceira, uma dica legal é pintar metade da parede.

Armário para jogos de tabuleiro e varanda charmosa marcam apê de 110 m². Projeto de Jac Ferreira. Na foto, quarto de casal com cabeceira pintada na parede,
(Fotos: Guilherme Pucci / Produção: Deborah Apsan/Casa.com.br)

“Cabeceira é algo caro e usar a tinta com essa função funciona. A dica é pintar de uma cor diferente até, no máximo, 1.30m do chão. A tinta acetinada é melhor para limpar. Não aposte em tinta fosca porque suja muito”, sugere.

Hall

Hall de entrada com sapateira e espelho
Projeto de Amanda Miranda. (Luiza Schreier/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Os halls ganharam notoriedade na decoração e se tornaram muito mais do que um espaço de passagem. É uma oportunidade de comunicar a personalidade e o estilo dos moradores. Revestir as paredes do hall com papel de parede charmoso ou pintá-lo adiciona um toque de sofisticação e personalidade.

Apê de 320 m² ganha reforma que mescla referências ocidentais e orientais. Projeto de Vivi Cirello. Na foto, hall de entrada com sapateira e luz de LED.
(@renatonavarrofotografia/Divulgação)

“Quem chega ao seu apartamento dá de cara com um ambiente todo pensado. Uma dica é deixar as paredes, porta e teto da mesma cor, monocromático, como se fosse uma ‘caixa’, ou apostar no mesmo tom na porta de entrada e no teto, com perspectiva de um ambiente ‘maior”, comenta.

Lavabo

Banheiro; banheiro colorido; cuba colorida; meia parede

O lavabo é o lugar aonde a licença poética pode rolar solta.

Continua após a publicidade
Apê divertido ganha área de pole dance e lavabo colorido. Projeto de TT Interiores. Na foto, banheiro, neon.
Projeto de TT Interiores. (Fotos: Maura Mello/Produção visual: Bendita Bossa/Divulgação)

“Você pode brincar e ser mais ousado na decoração, sem medo de errar. O espaço é perfeito para papéis de paredes com figuras, texturas interessantes e cores vibrantes. A ideia é ser lúdico, convidativo e charmoso”, sugere.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, lavabo verde.
Projeto de Natalia Salla. (Gisele Rampazzo/Divulgação)
Publicidade