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Cobertura de 320m² tem varanda integrada e pórtico de muxarabi

O Studio Plano Arquitetura integrou os ambientes e criou uma paleta e decoração leve e clara

Por Redação
13 Maio 2023, 13h00
Varanda com vista para Pão de Açúcar; poltronas e sofá azul e jardim vertical.
 (Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
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Um casal estava morando em São Paulo há alguns anos e decidiu voltar para o Rio quando recebeu a notícia da gravidez da primeira filha, hoje com dois anos. Como os dois sempre sonharam em ter um lar na Praia do Flamengo, não pensaram duas vezes quando se viram diante da oportunidade de comprar esta cobertura linear de 320m² – sendo 57m² só de varanda, debruçada sobre o morro Pão-de-Açúcar.

Sala de estar clara com móveis de design brasileiro e piso de madeira.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Embora o imóvel estivesse bem preservado – permitindo, inclusive, uma mudança imediata -, os novos proprietários decidiram contratar os arquitetos Rafa Gomes e Sandro Batalha, do Studio Plano Arquitetura, para deixar o imóvel com a cara deles.

Varanda com vista para Pão de Açúcar; poltronas e sofá azul e jardim vertical.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

A vista sempre foi a prioridade dos clientes e este desejo norteou a elaboração do projeto, que não deveria tirar o protagonismo do famoso cartão postal da cidade. Inicialmente, a ideia era contemplar apenas a área social e a varanda, buscando a máxima integração desses ambientes com a vista. No entanto, durante o processo de elaboração do projeto, eles decidiram incluir também a área íntima do imóvel, com foco no quarto da filha. “Apenas a cozinha ficou de fora da reforma”, ressalta Sandro.

Sala de estar clara com móveis de design brasileiro e piso de madeira.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
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No geral, o projeto aposta em uma materialidade bem clara, leve e neutra na maior parte da área social. Na perspectiva de dentro para fora, esta neutralidade favorece o enquadramento da vista, destacando-a ainda mais.

Paredes e teto brancos, pilares em concreto aparente bem claros e uma paleta que vai do bege ao cinza, em diferentes tons, dialogam com o piso existente, em tacos de peroba-do-campo, complementado nos pontos onde houve demolição e estendido por toda a circulação e a área íntima. Já os tons mais escuros aparecem em algumas peças de mobiliário para criar pontos de contraste.

Sala de jantar com mesa de seis lugares branca e cadeiras de madeira.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Originalmente, o imóvel tinha uma parede de alvenaria com uma grande porta dividindo a sala de estar da sala de jantar, que foi demolida para integrar os espaços e aumentar a sensação de amplitude da área social. As esquadrias que entre sala e varanda foram desmontadas e refeitas, também para diminuir barreiras visuais e ampliar ao máximo o vão de integração entre elas. “Com essas demolições, o enquadramento da vista ganhou nova proporção, ainda mais impactante”, avalia Sandro.

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Sala de estar clara com parede ripada e poltrona Jangada.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Outra intervenção pontual que surtiu grande efeito na valorização da vista foi a mudança no acesso principal ao apartamento, antes pela lateral da sala de estar, e agora mais ao centro, pela sala de estar. Já na área íntima, as intervenções na estrutura física foram pontuais para evitar uma obra mais prolongada.

Com a reforma, a área social foi setorizada em sala de estar central, sala de estar com tv e sala de jantar. No estar central, foi usado um sofá modular em ilha, com assentos voltados para três lados, com a intenção de conectar esta área com a varanda e a sala com tv. “A face do sofá voltada para o estar central e para a varanda é mais estreita, pois funciona com uma espécie de banco estofado. Já a face voltada para a tv tem assentos com dimensões mais generosas para garantir o conforto necessário neste tipo de ambiente”, explica Rafa.

Área gourmet em varanda.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
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Por fim, o sofá ganhou ainda um módulo de madeira executado em marcenaria que “abraça” o pilar de sustentação e confere unidade visual ao conjunto de módulos. Próxima à cozinha, a sala de jantar se comunica também com um pequeno espaço gourmet instalado na lateral esquerda da varanda.

Sala de estar com sofá branco e bar escondido em armário.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Repare ainda no grande pórtico de muxarabi branco que cruza toda a extensão das salas – desde o acesso à cozinha, passando pelo acesso social e chegando à circulação que conduz à área íntima, ladeada por um armário de madeira natural, com portas tipo camarão que camuflam o bar e a adega.

Na decoração, alguns móveis brasileiros de design assinado foram aproveitados do acervo dos clientes (trazidos do apartamento anterior, em São Paulo), a exemplo da poltrona Mole, de Sergio Rodrigues.

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Sala de estar com chaise.
(Produção visual: Rodolfo Consoli/ Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

“A chaise de balanço Rio, do Oscar Niemeyer, era um sonho antigo dos clientes que eles conseguiram arrematar, casualmente, em um leilão, já na reta final de execução do projeto”, acrescenta o sócio Rafa Gomes. Outras peças de design nacional também se destacam no décor, como as poltronas Astúrias de Carlos Motta, sofá modular Gomos da Suíte Arquitetos para Lider Interiores, a mesa de centro Grampo de Fernando Mendes, o banco Leiff e os banquinhos Mocho de Sergio Rodrigues, a poltrona Galeto de Luan Del Savio, as poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Rocha e poltrona Jangada de Jean Gillon.

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