Banheiro pequeno: 3 soluções para ampliar e otimizar o espaço
Iluminação, espelhos e acessórios funcionais aumentam a sensação de espaço em banheiros pequenos
Apartamentos pequenos são cada vez mais comuns, sobretudo nas grandes cidades, onde aproveitar cada metro quadrado disponível já não é mais uma opção, mas sim uma necessidade.
Com a explosão de “studios” de 30, 20 e até incríveis 10 metros quadrados no mercado, cresce a necessidade por projetos e soluções de arquitetura e decoração que melhorem o aproveitamento de espaço e valorizem cada centímetro dos ambientes.
O banheiro costuma ser um dos cômodos mais espremidos na planta destes imóveis, ficando um pouco maior que um lavabo (até porque conta com uma ducha ou chuveiro), mas bem menores que as tão sonhadas salas de banho. É possível melhorar esta sensação?
A Fani Metais e Acessórios acredita que sim e, para isso, reúne abaixo três dicas para otimizar o espaço de banheiros pequenos com o auxílio da artista plástica e designer de ambientes, Analu Guimarães.
Iluminação para banheiros pequenos
O tamanho de um ambiente é obviamente o fator mais importante na percepção de “aperto” de um cômodo, mas não é o único. Banheiros mal iluminados certamente vão parecer menores do que são.
Como se assemelham a um lavabo, costumam não ter janelas que poderiam oferecer iluminação natural. Se for este o caso, a dica dos especialistas é prestar bastante atenção ao tipo de iluminação.
“Eu costumo especificar plafons de LED para banheiros pequenos, pois além de oferecerem uma relação custo-benefício bem interessante, eles são bem fininhos e proporcionam uma iluminação mais homogênea”, explica Analu.
“Se não houver janelas, não recomendo uma iluminação mais decorativa e cênica neste tipo de banheiro. Para iluminar bem o rosto, o mais indicado é utilizar luminárias ao redor ou nas laterais do espelho, aumentando a precisão”, completa.
Espelho para banheiro
Quem disse que o espelho de banheiro necessariamente precisa ficar só em cima da pia e ter sempre o mesmo formato? Variar o tamanho, as formas e até as cores dos espelhos é uma proposta muito interessante para dinamismo e fluidez ao décor dos banheiros pequenos.
“Composições com diferentes tipos de espelho ficam super divertidas neste tipo de banheiro, que também aceita bem propostas mais ousadas como espelhar o box da ducha/chuveiro do piso ao teto. Os espelhos aumentam a sensação de amplitude e isso é muito bem-vindo neste e em outros ambientes pequenos”, afirma a designer.
Acessórios
Os acessórios não podem faltar em qualquer tipo de banheiro, mas nos pequenos é que se percebe o quão valiosos eles podem ser, principalmente se forem adaptados para ganhar usos mais dinâmicos e práticos visando superar falta de espaço.
“As paredes de um banheiro pequeno são muito concorridas, então nem sempre vai ser possível instalar vários porta-toalhas. Você pode usar a testeira da bancada para instalar um modelo em barra para apoiar toalhas de mão ou de rosto ou, se ainda preferir na parede, pode usar um modelo de cabide ao invés da barra ou argola”, exemplifica Analu.
“O mesmo se aplica à papeleira: se não há espaço para instala-la na parede, embuti-la em um nicho na lateral inferior da bancada é uma solução discreta, mas muito elegante”, completa a designer.