Banheiro minimalista x maximalista: qual você prefere?

Entenda mais sobre os dois estilos, como aplicá-los no banheiro da sua casa e muitas inspirações:

Por Redação Atualizado em 18 fev 2022, 19h37 - Publicado em 17 fev 2022, 19h00
Banheiro estilo escandinavo e minimalista
Reprodução/DigsDigs

Você é daqueles moradores acumuladores, que acredita que cada objeto tem a sua história e valor? Ou se sente oprimido pelo acúmulo de itens em casa? Se a resposta foi “sim” para uma das perguntas, você pode estar na ponta de um dos extremos da decoração: maximalismo ou minimalismo.

Enquanto um está relacionado à diversidade de cores, estampas e texturas, o outro segue o lema “menos é mais” e reconhece o valor da função no design. Cada um pode ser aplicado aos mais diversos ambientes da casa, inclusive no banheiro.

Você sabe de qual lado está? Confira abaixo do que se trata cada estilo decorativo e muitas inspirações para o seu próximo projeto de banheiro:

Banheiros maximalistas

 

O maximalismo é um estilo de decoração muito moderno que supõe muitas cores, estampas e acessórios. Os moradores adeptos a este estilo costumam apresentar a sua personalidade sem se importar muito com o que combina entre si.

O conceito foi muito impulsionado pelo arquiteto Robert Venture, que ficou conhecido pela sua expressão “less is bore” (menos é chato, em tradução livre”. Venture foi responsável por obras gigantescas, como o projeto que desenvolveu para a casa da sua mãe nos anos 1960.

Sua decoração/Reprodução

Foi a partir dele que o movimento maximalista se espalhou na década de 1970 em oposição ao minimalismo. Mas como então aplicar o estilo em um banheiro, que costuma ser pequeno e sem muitos detalhes?

A resposta pode estar na paleta de cores. Opte por um esquema ousado ou, se preferir, use todos os tons possíveis. Use todas as cores fortes que você gosta: amarelo, vermelho, verde, laranja, azul, roxo, seja qual for. Aposte em painéis brilhantes, azulejos, papel de parede e não esqueça do piso e do teto – eles também podem ser maxi!

Continue com uma penteadeira e móveis coloridos e pinte a sua banheira com alguns tons ousados. Desfrute de luzes de néon, lâmpadas, obras de arte e gallery walls, incorpore plantas em vasos coloridos e use cortinas cheias de cor.

Vá adiante: incorpore ao ambiente espelhos originais, luminárias pendentes, vasos, tapetes e outros acessórios que te inspiram. Use todos os tipos de decoração que você curte, sejam esculturas ou taxidermias falsas. Quer mais algumas ideias? Se liga na galeria:

Continua após a publicidade

Veja também

Banheiros minimalistas

 

Banheiro minimalista com box de vidro e tons neutros
Hemant Kanojiya/Unsplash

Ao contrário do maximalismo, no minimalismo vale apenas o que é funcional – “menos é mais“. Para os defensores do estilo de vida, reduzir os excessos e viver apenas com o que é essencial é o que importa.

Na decoração minimalista, é comum ver poucos móveis e objetos, designs simples, cores neutras, texturas e acabamentos próprios dos materiais, paredes limpas, espaços livres, aparência de limpeza e foco na simplicidade.

O conceito surgiu na década de 1960 a fim de definir uma série de movimentos artísticos e culturais, como o construtivismo, a vanguarda russa e o modernismo. Na arte, tratava-se de obras construídas com poucos recursos, sejam elas músicas, esculturas ou pinturas. Além disso, nestas últimas eram utilizadas poucas cores e formas geométricas simples.

Banheiro minimalista com base branca, detalhes em preto e madeira e plantas decorativas
Phil Hearing/Unsplash

Na arquitetura, acredita-se que o estilo surgiu a partir da convergência entre a cultura japonesa, escandinava e traços de movimentos europeus, como o cubismo e o construtivismo. Nos projetos, ele se contrapõe ao estilo clássico e valoriza o essencial e a funcionalidade.

Aplicar o minimalismo no banheiro não é tarefa tão difícil. Opte por tons neutros (preferencialmente o contraste entre o branco e preto), móveis de linhas retas e objetos decorativos pontuais. Quanto mais simples e funcional, melhor. Confira abaixo algumas inspirações:

*Via DigsDigs

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade