6 formas de usar menos plástico no dia a dia
Das compras no mercado até os produtos de limpeza, veja como você pode evitar o uso desse material no seu dia a dia
Você já percebeu como o plástico é presente na sua vida? Em sacolas de mercado, embalagens de produtos e até em objetos de decoração. Por mais que pareça impossível uma vida sem ele, é possível diminuir o uso do plástico no seu dia a dia e, de quebra, cuidar melhor do planeta. Afinal, nós já sabemos que esse elemento não é um amigo do meio-ambiente, não é mesmo?
1.Leve uma sacola de compras
Essa não é uma dica nova, mas uma daquelas que vivemos esquecendo. Se você vai ao mercado, tenha à mão sacolas próprias para isso, daquelas de lona ou de tecido, para evitar o uso do plástico ou voltar para casa com milhares de sacolinhas plásticas. Existem modelos que são dobráveis e cabem na bolsa sem problemas, para eventuais compras de última hora.
2.Escolha garrafas reutilizáveis
Você é do tipo que toma água o dia todo? Ao invés de usar garrafas plásticas, use uma que é reutilizável, no estilo daquelas que vemos na academia. É um gatilho para você sempre ter uma garrafa com você e encontrar formas de enchê-la em todos os lugares, sem a necessidade de comprar uma plástica.
3.Use recipientes de vidro ao invés de plástico
Os famoso potes de plástico, que você usa para guardar alimentos ou levar marmitas para o trabalho, também podem ser substituídos. Ao invés do plástico, opte pelas versões de vidro. Elas podem ser um pouco mais caras, mas têm muitas vantagens, começando pela durabilidade e por não pegar o cheiro da comida tão facilmente quanto os demais. Além disso, ao esquentar o pote no microondas, é normal as versões plásticas soltarem toxinas que fazem mal à saúde – inclusive, começaram a ser produzidos outros modelos que não tem esse componente químico. Melhor usar um vidro que não tem essa possibilidade, certo?
4.Aposte no granel
Se a ideia é diminuir o consumo de plástico, então comprar alimentos que venham em embalagens plásticas não é o ideal, certo? Por isso, já é possível comprar muitos alimentos secos à granel, como macarrão, arroz e até grãos no geral – principalmente alguns como aveia e castanhas. Na hora de compra, vale a pena você levar o seu próprio pote para fazer a medição do peso do produto e evitar levar as tais sacolinhas (mesmo aquelas transparentes) na hora de pagar.
5.Use limpadores caseiros
Outro truque para quem quer viver com menos plástico: usar produtos de limpeza caseiros. O mais incrível da nossa cozinha é que ela está repleta de produtos que, quando misturados, fazem maravilhas na hora da faxina. Uma combinação simples de água com vinagre, por exemplo, já funciona como um multiuso incrível.
6.Use produtos que vem em caixas de papelão
O papelão ainda é um tipo de lixo, mas menos nocivo que o plástico. Na hora de escolher o seu sabão em pó, por exemplo, opte por aqueles que vem em caixas de papel, ao invés das embalagens plásticas.