50 mil hastes de aspargos secos adornam o teto deste restaurante
Assinado por Renan Altera para a CASACOR SP 2023, o projeto também conta com tons sóbrios e iluminação intimista
Estreante na CASACOR São Paulo 2023, o arquiteto e urbanista Renan Altera é o responsável pelo restaurante oficial da mostra: o Badebec. Inspirado no tema Corpo & Morada, o espaço ganha o nome de Ninho & Aspargos e convida os visitantes a uma experiência sensorial e contemplativa que une gastronomia, arte e natureza.
Logo na entrada, uma grande fachada de madeira escura recebe os visitantes com uma jardineira com galhos secos de jabuticabeira, que remete à ideia de morada, lar e o ninho. O pórtico de entrada mantém um pé-direito menor devido à altura real da estrutura do conjunto nacional.
Em tons terrosos e esverdeados, o ambiente de 320 m² apresenta elementos naturais, arte brasileira, uma instalação de aspargos no teto, acima de grandes arcos de mais de 4 m de altura.
O primeiro espaço é convidativo, com cores fortes, nos tons esverdeados, e adornos de cerâmica. A concepção deste ambiente vai além de uma área de espera: é um local para a contemplação, com obras de arte e designs únicos, como o sofá orgânico verde-limão e o tapete, desenhados exclusivamente pelo escritório.
Ao lado está o bar, local para bons drinks e aguardar com conforto a mesa. Despertam a atenção a marcenaria projetada com bancada única e uma enorme estante feita de metal com cubos de madeira.
No salão verde, com pé-direito mais baixo, a laje original do edifício recebeu cor, e no salão dos arcos, com pé-direito duplo, Renan criou uma grande instalação: um forro iluminado de aspargos desidratados. Para isso, mais de 50 mil hastes são responsáveis por criar um espaço ousado, intimista e sofisticado.
O forro de aspargos no salão principal se transforma em uma luminária conceituada e elegante. Une-se a ele, pendentes de galhos, como verdadeiros lustres naturais e singulares.
Para preservar a integridade da estrutura original, as janelas do prédio foram mantidas e novas esquadrias foram criadas com a finalidade de proporcionar um controle preciso sobre as condições climáticas, permitindo que a abertura e o fechamento sejam ajustados adequadamente.
Completam a iluminação, abajures e pendentes posicionados para que o ambiente seja intimista e acolhedor, ideal para desfrutar de uma refeição com tranquilidade e conforto.
Além da instalação, os pendentes decorativos principais, em formato de cúpula redonda – que são verdadeiras obras de arte – evidenciam a preocupação com a estética e o design do restaurante. Assinado pelo renomado light designer Waldir Júnior, o projeto luminotécnico foi elaborado de forma a proporcionar uma atmosfera agradável e envolvente.
No mobiliário, poltronas, sofás e cadeiraspossuem design moderno e acabamento primoroso. Nas texturas, aparecem couro, linho e veludo. As mesas, com o mesmo padrão, têm acabamentos em madeira preta e algumas contam com tampos de pedra natural, como o mármore Nero Marquina.
Em todo o espaço, floreiras com galhos secos adornam o rodapé e o teto, contribuindo para a atmosfera diferenciada do ambiente.
Veja mais fotos!