5 projetos difíceis para não tentar fazer sem um profissional
A designer Adaline Fagen compartilhou com o Architectural Digest quais projetos de reforma e decoração nunca devem ser feitos sem ajuda especializada
Mesmo que você goste de colocar a mão na massa, experimentar projetos de faça você mesmo, alguns projetos de reforma e decoração não devem ser feitos sem ajuda profissional. A designer Adaline Fagen, responsável pela casa de Bel Air de Kanye West e Kim Kardashian, alerta para cinco destas tarefas e como cada uma pode dar errado se realizada apenas pelos moradores. São momentos em que os tutoriais do Pinterest devem ser esquecidos – ou você pode acabar gastando mais dinheiro do que pretendia, chamando alguém para consertar o estrago feito.
1. Trocar equipamentos
À primeira vista, substituir um puxador por uma maçaneta pode parecer fácil – mas não é. “Você não pode simplesmente tirar o puxador e colocar algo diferente no lugar sem refazer o acabamento do móvel”, Adaline contou ao site Architectural Digest. Ela ainda ressalta que em trocas como essa, precisa-se preencher ou fazer um buraco para encaixar o novo equipamento corretamente, tudo com os materiais corretos e muita atenção. Ninguém quer uma cozinha com puxadores desnivelados nos gabinetes!
2. Colocar azulejos
Retirar e colocar azulejos é uma atividade trabalhosa que requer cortar algumas peças no tamanho exato do espaço – e se isso não for feito corretamente, é fácil quebrar ou danificar boa parte dos materiais. Vários equipamentos são necessários para realiza-la e, uma vez que você os compra, não há volta. Por isso Adaline recomenda que este trabalho seja feito apenas com um profissional qualificado, que vá alinhar cada azulejo e cortá-los com precisão.
3. Mudar torneiras
Mexer com encanamento e sistemas elétricos pode ser muito perigoso – tanto para você, quanto para seu lar. Se você mora em um apartamento, por exemplo, corre o risco de criar um vazamento que afete também quem mora nos andares abaixo. A não ser que saiba exatamente o que está fazendo, é melhor não realizar essa tarefa sozinho!
4. Instalar peças embutidas no closet
Instalar prateleiras e gabinetes em um closet é uma tarefa complicada. Aqui, a recomendação de Adaline tem mais relação com a precisão que com erros absurdos – já que mesmo aproveitando a facilidade de móveis pré-prontos e montáveis, estes nunca serão exatamente do tamanho do espaço e deixarão áreas vazias no ambiente. Isso sem contar quantas prateleiras são colocadas tortas!
5. Pintar um ambiente inteiro
Pintar um ambiente inteiro requer esforço e muita preparação. É preciso ter certeza que o espaço está limpo e nivelado, usar fita crepe para pintura nos lugares certos e passar gesso onde for necessário bem antes da pintura. Por esses e outros motivos, pense duas vezes antes de apostar na tinta e no pincel em ambientes com paredes multifacetadas, molduras e outros elementos estruturais.
Resolveu pintar a casa mesmo assim? Confira nossas matérias com dicas:
Materiais essenciais para pintar paredes
Como pintar os azulejos e renovar cozinhas ou banheiro
Guia: como pintar as paredes de casa em 3 passos
Saiba quais são as piores cores para pintar a casa, de acordo com pesquisa
Fonte: Architectural Digest
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!