5 motivos para você ter um telhado verde em casa

O escritório Juliana Lahóz Arquitetura explica porque criar plantas no telhado de casa pode ajudar a melhorar sua vida - e a da cidade

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 5 jan 2021, 09h22 - Publicado em 26 ago 2015, 22h18

telhado-verde02

Telhado verde:

1 – Com uma camada de vegetações na cobertura, um prédio ou uma casa com telhado ecoeficiente reduz a troca energética entre o interior e o exterior, trazendo mais conforto térmico para as construções.

2 – Há também uma melhoria na qualidade do ar, aumento da eficiência energética dos equipamentos internos, como ar condicionado, aumento da vida útil da cobertura e também colabora com um visual mais agradável para o espaço urbano.

3 –  É possível adaptar qualquer construção existente para uma cobertura verde. Para isso, é indispensável consultar um profissional capacitado para obter-se o resultado técnico esperado. Alguns cuidados são essenciais para quem procura esse tipo de solução: é essencial ter cuidado com a impermeabilização e com a especificação de todos os itens que compõem o sistema.

4 – “Pode-se utilizar qualquer tipo de vegetação, desde que seja de acordo com a estrutura implantada e as condições climáticas locais. Deve ser levado em conta, também, como se dará a manutenção desta vegetação e é aconselhável utilizar vegetação nativa da região”, comenta Juliana.

5 – Os telhados ou coberturas verdes também têm efeito no entorno e na cidade, com a possibilidade de reduzir as “ilhas de calor” (fenômeno em que formam-se bolhas de calor em algumas áreas urbanas), filtrar poluentes e metais pesados da água da chuva. Além disso, agregam valor ao imóvel, tornando-se uma boa solução ecoeficiente para os centros urbanos.

telhado-verde03 telhado-verde01

Continua após a publicidade

Publicidade