Casa Created with Sketch.

5 hábitos de mindfulness para criar uma casa minimalista

Descubra como treinar pequenos hábitos no dia a dia ajudam na criação de um ambiente minimalista

Você conhece as técnicas de mindfulness? Basicamente, elas determinam que você fique mais presente todas as vezes que faz alguma – tal qual comer o seu almoço – e preste mais atenção na forma como você age durante o dia a dia. E como isso tem relação com a sua casa? Basicamente, quando você presta mais atenção, você passa a não aceitar o estado de bagunça em que os ambientes podem ficar e isso ajuda a criar uma casa mais minimalista.

Se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, não tem problema: nós mostramos cinco pequenos hábitos que você pode incorporar na sua rotina e que levam à esse mesmo resultado, de forma prática e orgânica.

1.Lave a louça assim que terminar de usá-la

Ninguém gosta de uma pia cheia de louça suja para lavar. Criar o hábito de lavar a louça imediatamente depois de usar cada item (ou juntar alguns poucos para lavar conforme o preparo e consumo dos alimentos) ajuda a manter a cozinha limpa, sem bagunça e mais organizada.

2.Olhe o correio assim que você o recebe

Você sabe bem como isso funciona: as cartas chegam, você coloca a pilha em cima da mesa da sala e não mexe mais até lembrar que esqueceu de pagar a conta de luz. Ao contrário, comece a olhar a correspondência no momento em que você a recebe. Dessa forma, você já separa contas que precisam ser pagas, joga fora papéis ou propagandas e evita o acúmulo de itens desnecessários em casa.

3.Arrume bancadas todas as noites

O objetivo não é criar uma obsessão pela organização, mas um hábito de olhar e colocar no lugar aquilo que foi usado no dia. Isso vale para a bancada da cozinha, do banheiro e a sua escrivaninha de trabalho. Devolva os itens aos devidos lugares, jogue fora o que não será mais utilizado e, se possível, passe um paninho para deixar tudo sempre limpinho.

4.Seja rígida com o que você leva para casa

Ter uma casa minimalista significa que você tem no seu espaço apenas o que precisa (e vai) usar no dia a dia. Por isso, é importante você ser muito rígida no que entra na sua casa. Leve para lá apenas o que você ama de verdade e sabe que terá uma utilidade no ambiente. Não deixe os seus familiares descarregarem as coisas que eles não querem mais em você. Você pode evitar que isso aconteça também compartilhando uma lista de ideias de presentes para aniversários ou festas de fim de ano ou pedir por experiências (como ingressos para um show ou peça de teatro) ao invés de coisas materiais.

5.Limpe pequenos espaços regularmente

Fazer uma grande faxina é cansativo e exige um tempo que muitas vezes não temos. O truque, então, é buscar arrumar e limpar pequenos em espaços regulares de tempo. Escolha um dia da semana e transforme-o no seu dia da pequena faxina, escolha um armário ou uma gaveta ou uma bancada e mãos à obra. Você vai se surpreender com o quanto consegue fazer em 20 minutos e a diferença (e motivação!) que você sente de cumprir essa pequena tarefa.

Fonte: Apartment Therapy

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s