Casa Created with Sketch.

5 dicas para criar um espaço de trabalho mindfulness

Adotar um ambiente minimalista e que desperte o seu lado criativo e produtivo é fácil com estes truques

Em um momento no qual o minimalismo é um movimento tão forte, pensar em colocar um pouco mais mindfulness (isto é, atenção plena) no seu local de trabalho parece o ideal. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! O minimalismo é uma tendência porque ajuda com o movimento de menos distrações, e se tem uma coisa que todos buscam é como ser mais produtivo e focado no trabalho.

Criar um espaço de trabalho mindfulness aparece como uma boa opção para quem quer colocar esse treino na prática e criar um ambiente que seja mais propício para as tarefas do dia a dia e motivador ao mesmo tempo. E tornar isso uma prática é muito mais fácil do que você imagina.

Confira algumas dicas para criar um espaço de trabalho mindfulness:

1.Repense os objetos

O minimalismo defende que você tenha por perto só aquilo que usa de verdade e que tem uma utilidade no seu dia a dia. Ou seja, o momento é de repensar as milhares de canetas que você tem na sua escrivaninha, os diferentes bibelôs e porta-retratos e selecionar o que é importante você ter ali.

Você pode se fazer algumas perguntas para ajudar nesse processo de priorização, como: ‘Quantas vezes na semana eu uso isso?’, ‘Eu quero manter isso por perto?’, ‘Como isso afeta o meu humor?’. A partir daí, basta tirar do espaço tudo aquilo que não preenche os seus pré-requisitos de bem-estar. 

2.Escolha um estilo que você gosta

Criar um espaço de trabalho mindfulness não necessariamente implica em uma mesa de cavaletes branca e uma decoração pastel, como no Pinterest. Na verdade, significa que você opta por um estilo que você gosta e que seja visualmente agradável – afinal, você vai passar muitas horas nesse ambiente, mesmo que seja apenas uma escrivaninha com o seu computador no seu próprio quarto. Crie um espaço de trabalho que represente quem você é.

3.Busque a sua inspiração

Uma mesa de trabalho não precisa ser 100% sem graça. Ela pode misturar os seus elementos essenciais com coisas que inspirem você e o seu trabalho, principalmente porque esse é um ambiente em que você ficará muitas horas encontrando maneiras criativas de passar a sua mensagem. Montar um painel com imagens e frases que você gosta, colocar um quadro que você ama ou uma foto com a sua família que te motiva são opções de como incorporar a inspiração na escrivaninha.

Vale de tudo, mas é importante você se cercar de objetos e itens de decoração que te deixem inspirada e colaborem para esse fluxo de trabalho.

4.Styling

Depois de definidos os pilares do seu espaço de trabalho mindfulness, você pode parar alguns momentos para refletir sobre a melhor maneira de dispor os seus móveis e os itens de decoração que você escolheu para esse ambiente. Lembre-se: um espaço mindfulness é 100% livre de bagunças (porque isso distrai e causa estresse) e não chama a sua atenção o tempo inteiro. Pelo contrário, ele é funcional, prático e inspirador. Portanto, pense em formas de dispor a sua decoração com esses três pontos em mente.

5.Menos é mais

Ah, claro, não vale esquecer o lema principal do mindfulness e do minimalismo: menos é mais. Quanto menos coisas você tiver no seu ambiente, menos bagunçado e desordenado ele ficará e isso vai garantir horas de trabalho em que você está mais concentrada e focada. Opte por móveis de linhas suaves e retas, com um estilo que agrade, mas contenha menos informações, e que colabore para esse estado de concentração.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s