Integradas ou não à sala, mas sempre com uma distribuição inteligente, saiba como os profissionais solucionaram a falta de espaço nesses projetos.
Por Redação
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 16 fev 2024, 10h54 - Publicado em 18 jan 2010, 08h57
Demolir paredes e integrar o ambiente à sala é a primeira solução que vem à cabeça para fazer o espaço crescer. Mas não é só isso. Estes projetos também tiram proveito de uma distribuição inteligente sem deixar de lado os acabamentos práticos e charmosos. Aproveite para ver também acessórios que vão deixar a sua cozinha mais prática.
Aberta e com balcão
O proprietário deste apartamento, de 60 m², adora cozinhar e receber e queria viver em espaços abertos, com ares de loft. “Sugeri integrar a cozinha, de 4,90 m2, à sala. A solução amplia visualmente os dois ambientes e evita que o morador fique confinado enquanto prepara jantares para os amigos”, afirma a arquiteta Deborah Roig, autora do projeto. Na reforma, a profissional criou uma grande abertura entre os espaços e posicionou no local um balcão, revestido de laminado preto. “Esse móvel abriga, pelo lado da cozinha, um louceiro, além de amparar uma mesa de jantar extensível e servir de área de apoio.”
Ampliada na reforma
Esta cozinha cresceu 6,50 m² ao incorporar o espaço da lavanderia e passou a somar 13 m². “Transferimos a área de serviço para o local onde era o quarto de empregada, ambiente do qual a moradora podia abrir mão sem problema”, conta a arquiteta Luzia Ralston C. Ribeiro, sócia de Fabiana Rocha, responsáveis pelo projeto. Maior, a cozinha comportou uma ilha e recebeu armários escuros e acabamentos estampados sem que o visual ficasse carregado. “A proprietária desejava criar uma atmosfera antiga. Para isso, combinamos madeira de demolição, papel de parede e painel de azulejos”, diz Luzia.
Capricho nos acabamentos
Antes fechada, esta cozinha, de 9,40 m², se comunicava com a sala de jantar do apartamento por meio de um pequeno passa-pratos. Na reforma comandada pelos arquitetos Saulo Szabó, Camila Benegas e Fernando Oliveira, a separação veio abaixo e o ambiente ganhou novos acabamentos. “Quando a cozinha vira ambiente social, é preciso uma atenção maior à estética”, explica Saulo. O trio cobriu as paredes com o mesmo tom de tinta usado na sala de estar e adotou armários brancos e discretos. “Conseguimos concentrá-los em um canto depois que mudamos a porta da área de serviço de lugar.
Circulação bem pensada
Apaixonado por culinária, o morador deste apartamento – casado e pai de uma menina – se envolveu em cada etapa da reforma da cozinha de 9 m². “Ele pediu que o espaço, mesmo pequeno, fosse bem elaborado”, revela a arquiteta Luciana Penna. A começar pela distribuição, pensada para agilizar as tarefas. “É importante que o fogão fique perto da bancada da pia, o que facilita apoiar panelas quentes. O abre e fecha da geladeira não pode atravancar a circulação”, ensina Luciana. Outro desejo era que o ambiente evocasse um clima de fazenda. Daí o piso de ladrilho hidráulico e os armários de madeira. Saiba como este piso foi feito.
Continua após a publicidade
1/16 Em cozinhas abertas, a coifa é fundamental. "Como o morador não faz frituras, escolhi um modelo compacto, que produz pouco barulho", diz Deborah. A peça é da Pulsar. Armários e balcão da Kitchens, e cadeiras da Artefacto Basic. (Divulgação/Casa.com.br)
2/16 BOA IDEIA: no dia a dia, a mesa, com superfície de 1 m x 80 cm, comporta dois lugares. Mas basta puxar o tampo extensível, como se fosse uma gaveta, e desdobrar o pé extra para criar mais dois espaços para convidados. (Divulgação/Casa.com.br)
3/16 A arquiteta optou pela distribuição clássica em ambientes do tipo corredor: fogão e geladeira na mesma parede, separados pela pia. Com 1,05 m de altura, o balcão compõe uma divisória que não obstrui a vista e funciona como armário. (Divulgação/Casa.com.br)
4/16 Feitos de canela de demolição (Paineira Móveis), os armários mesclam portas de madeira e de vidro e nichos abertos, o que torna o visual dos módulos mais leve. Coifa sob medida executada pela Pulsar, banquetas Bertoia da Tok & Stok. (Divulgação/Casa.com.br)
5/16 A parede com papel florido (Wallpaper From the 70s) indica o local da antiga área de serviço, anexada à cozinha. O piso contínuo de tauari (Pau-Pau) reforça a integração. Sobre a ilha com tampo de granito preto são gabriel (Pedras Morumbi), fruteira da Zona D. (Divulgação/Casa.com.br)
6/16 BOA IDEIA: o painel de azulejos assinados pela artista plástica Flávia Del Prá é removível e pode ser levado numa eventual mudança. As peças foram assentadas sobre um compensado, parafusado a uma armação metálica na parede. (Divulgação/Casa.com.br)
7/16 Fogão cooktop e grelha ocupam a ilha central, de 1,80 x 1 m, usada ainda como balcão de refeições rápidas e para acomodar convidados. A geladeira e o forno foram alocados na parede de 2,84 m de largura, que pertencia à lavanderia. (Divulgação/Casa.com.br)
8/16 Feita por encomenda, a coifa (Suxxar) coube exatamente no trecho de parede lateral à janela. Sobre o balcão, bandeja branca da Benedixt, jarra e copos também da Suxxar. Na sala de jantar, mesa com tampo de vidro de 1,30 x 1,10 m (Breton) e cadeiras da Dpot. (Divulgação/Casa.com.br)
9/16 BOA IDEIA: na reforma, o ambiente ganhou um prático balcão em L, de granito preto absoluto (O Marmorista). "Ele agrupa fogão e pia sob a janela. A outra lateral funciona como aparador e oculta um armário", explica Saulo. (Divulgação/Casa.com.br)
10/16 O brilho do piso de pastilhas de vidro pretas (Vidrotil) faz bonito na cozinha, integrada à sala. Nas paredes, a pintura cinza (Suvinil, ref. D164*) ressalta a continuidade entre os espaços. (Divulgação/Casa.com.br)
11/16 Os armários são de laminado off-white fosco (Elgin Cuisine). (Divulgação/Casa.com.br)
12/16 Deslocada para o outro lado da parede, a porta da área de serviço (que antes ficava no canto direito) liberou espaço para o armário. Note que o móvel tem duas profundidades: 45 cm para copos e taças e 65 cm para pratos e despensa. (Divulgação/Casa.com.br)
13/16 Ao lado do fogão, um balcão de louro-freijó serve para refeições rápidas. Banquinhos da Benedixt. A coifa foi dimensionada para aspirar a fumaça do fogão e da chapa de padaria, apoiada sobre a bancada de granito itaúnas. BOA IDEIA: no centro do piso de tecnocimento (NS Brazil), um tapete de ladrilhos hidráulicos (Dalle Piagge) forma um patchwork de estampas. (Divulgação/Casa.com.br)
14/16 O módulo com portas de vidro, que guarda os copos, fica ao lado da geladeira, o que ajuda na hora de servir bebidas. Coberto de louro-freijó, o móvel (execução da Wood Design) tem perfis embutidos em vez de puxadores. (Divulgação/Casa.com.br)
15/16 Copo e vaso da Coisas da Doris. (Divulgação/Casa.com.br)
16/16 Os moradores preferiram não integrar a cozinha à sala. Por isso, a arquiteta apenas ampliou a passagem, criando uma porta de correr de 1 m de largura. Retangular sem ser estreito demais, o formato do ambiente favorece a circulação. (Divulgação/Casa.com.br)