Casa Created with Sketch.

20 ideias de cantinhos para tomar Sol e fazer vitamina D

Uma varanda ou um cantinho próximo a janela são suficientes para montar um pequeno solário em casa. Inspire-se por estes projetos:

 (Herder Home/My Domaine)

Agora que o inverno está indo embora e a primavera finalmente está chegando, é hora de aproveitar a luz solar. Isso mesmo: se você tem um cantinho em casa onde bate a luz da manhã ou da tarde, não pense duas vezes antes de dedicar um tempinho para um banho de sol.

Atividade super simples, tomar sol é importantíssimo para a nossa saúde, porque induz a produção de vitamina D, previne doenças, diminui o risco de depressão, melhora a qualidade do sono e dá aquela elevada no nosso humor.

 (Reprodução/My Domaine)

É verdade que nem todo mundo conta com um cômodo grande e espaçoso de sobra com painéis de vidro para um bom banho de sol. Mas isso não significa que tudo está perdido: os melhores solários não requerem muito espaço e estão mais relacionados a um planejamento inteligente, design adaptável e um desejo de aproveitar o ar livre, mesmo quando as coisas ficam frias e sombrias.

De varandas modernas que foram transformadas em solários a pequenos nichos que atuam como solários engenhosos, esta seleção de projetos mostra como o espaço não é um obstáculo quando você está disposto a ser criativo. Confira:

Fuga aconchegante

 

 (Reprodução/My Domaine)

Em muitos apartamentos modernos, simplesmente não há espaço de sobra para um solário. Fica ainda mais difícil quando você considera o fato de que você realmente precisa de paredes de vidro (no mínimo) para criar uma lindo ambiente para banho de sol – e isso nem sempre é possível.

Mas e que tal transformar aquela varanda ao lado do quarto ou conectada à sala de estar em um solário? Paredes de vidro do chão ao teto que isolam efetivamente a varanda e criam um espaço abrigado ajudam a tornar aquele pequeno ambiente em um solário prático.

Veja também

Adicione algumas cadeiras, talvez uma mesa lateral e você terá um solário do qual poderá desfrutar em todas as estações!

 (Reprodução/My Domaine)

Em outras casas, você pode simplesmente encontrar um nicho em um cantinho mais reservado e rodeado por algumas paredes de vidro. Este é um espaço ideal para um pequeno solário.

Um pouco de cor para animar

 

 (Reprodução/My Domaine)

A ideia de que cor e pequenos espaços nunca se misturam é deslocada e muito generalizada. Quando usadas corretamente, as cores podem adicionar muito charme a um pequeno solário. As paredes em rosa claro ou laranja são perfeitas para um solário chique, enquanto o azul claro e o verde pastel funcionam bem em solários modernos, estilo praia e tropicais.

Se você preferir um cenário branco mais relaxante, adicione móveis que introduzam cores. Há muitas opções para experimentar aqui, desde cadeiras e mesas em cores vivas a tapetes elegantes, detalhes na parede e, claro, muitas, muitas plantas domésticas.

Estilo, decoração e espaço

 

 (Reprodução/My Domaine)

Um pano de fundo branco, cinza claro ou bege no pequeno solário permite que você alterne entre estilos facilmente e de uma maneira econômica.

Não siga o senso comum e pense que tudo está relacionado ao vidro – tijolinhos e paredes de concreto combinados com grandes janelas também podem moldar solários perfeitos que trazem ampla ventilação natural.

Bancos, cortinas e clarabóias embutidas são apenas algumas das muitas opções que elevam ainda mais a forma e a funcionalidade do solário. Ouse na decoração e se jogue no banho de sol – mas não esqueça de usar sempre o protetor solar.

Confira outras inspirações na galeria:

*Via Decoist

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.