2 boas ideias da Casa Cor Minas Gerais 2014
Instalada numa deslumbrante região de mata preservada, a 12 km de belo Horizonte, a 20ª edição da mostra mineira faz uso criativo da arquitetura
Mirante múltiplo. Diferentes situações compõem o bar Casa Cor, obra de 500 m² de Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi, do MCMF Arquitetos. O edifício, um salão que enquadra a paisagem (à esq. na imagem), é um corpo de concreto aparente com balanço de 8 m. “A ideia foi criar um volume simples mas com impacto visual e geometria rigorosa”, afirma Silvio. No meio do projeto, duas piscinas (em parceria com o MACh Arquitetos) colocam-se à disposição como espaço comum, vazio aberto para a natureza.
Máxima integração. Não apenas as paredes internas vieram abaixo na proposta de 50 m² de Ângela roldão em colaboração com a empresa Live. “Também trocamos a alvenaria dos fundos do imóvel por vidro, escancarando a paisagem à frente da banheira [foto à dir.]”, diz a arquiteta. Assumida, a estrutura de aço faz par com o revestimento cimentício resinado ultrafino microcim eP (entre 2 e 5 mm, da Miaki), aplicado do piso ao teto até nas áreas úmidas.