Casa Created with Sketch.

19 ideias criativas para quem tem cozinhas pequenas

Nem sempre dá para quebrar uma parede e deixar a cozinha maior, então anote essas dicas e se inspire!

 (Luis Gomes/Minha Casa)

Espaço é algo que, para muitos, está sempre em falta. Claro, existem algumas situações em que certas casas precisam de mais soluções em termos de espaço, por conta da metragem quadrada mais limitada. E para a maioria dos proprietários, a cozinha é o lugar onde eles adorariam encontrar um jeito de se expandir.

Isso é uma vontade ainda maior para quem tem uma cozinha pequena, onde as opções se tornam drasticamente limitadas. As soluções de design com espaço para pequenas cozinhas vêm em uma ampla variedade de formas e cada cozinha precisa de algo diferente.

 (Reprodução/Pinterest)

É exatamente por isso que trouxemos essa lista com algumas das maneiras mais populares e eficientes de economizar espaço na pequena cozinha. Veja 20 ideias criativas para quem tem cozinha pequena para se inspirar!

1. Pegboard

 

 (Handwerk Art and Design/decoist)

Os pegboards são industriais por natureza e definitivamente colocam a funcionalidade acima de qualquer coisa. Pela aparência, talvez eles sejam mais comuns em ambientes como garagens e depósito, mas a ergonomia do objeto, torna-o ótimo para uma cozinha pequena.

Você pode pendurar tudo neles, desde os utensílios, xícaras e canecas a potes, panelas e basicamente tudo o que você usa na cozinha. O pegboard é adaptável, versátil e pode mudar de acordo com suas necessidades.

2. Cantos

 

 (Kristina Crestin Design/decoist)

Enquanto o espaço vertical de uma cozinha tem diversas formas de ser aproveitado, os cantos são pontos mais negligenciados. Numa cozinha pequena, cada centímetro é importante e você não pode simplesmente ignorar as áreas dos cantos.

Veja também

 (bba ARCHITECTS/decoist)

Muitas prateleiras contemporâneas, armários de canto, gavetas e sistemas de armazenamento personalizados garantem que você use o máximo desses pontos difíceis. Alguns proprietários até os utilizam ainda mais, colocando uma pia de canto; uma abordagem que altera completamente a dinâmica da cozinha.

3. Prateleira giratória

 

 (Rockwood Cabinetry/decoist)

Essa prateleira existe há séculos e são ótimas para os que precisam de espaço para cozinhas pequenas. Elas podem guardar quase tudo, desde pequenos temperos, potes e panelas até seus utensílios maiores na cozinha.

Em comparação com as gavetas de canto tradicionais, elas abrem permitindo um acesso maior e mais fácil a tudo o que está escondido dentro. Com certeza, toda cozinha pequena precisa de uma!

4. Ilhas Móveis

 

 (Reprodução/decoist)

Uma ilha na pequena cozinha pode ser vista como um luxo e atualmente é uma tendência que adiciona funcionalidade à sua cozinha e também torna mais fácil cozinhar e servir.

Se você tem uma cozinha pequena, não precisa ficar de fora, uma ilha sobre rodas é ainda mais conveniente, pois pode ser movida para outros locais e pode funcionar como tudo, desde uma zona de preparação até uma pequena ilha de café da manhã!

5. Cozinha de parede única

 

 (Cécile Humbert/decoist)

Pode parecer óbvio para alguns, mas se você ainda não considerou, então sugerimos fortemente que escolha uma cozinha de parede única em um apartamento pequeno. Mesmo as casas contemporâneas maiores estão seguindo esse caminho, já que esta cozinha é um jeito inteligente e compacto para integrar com a área de estar de plano aberto.

 (Reprodução/decoist)

Esta é uma ótima ideia para pessoas que não passam muito tempo cozinhando e acha que nem toda cozinha “deve” ter uma ilha para acompanhar. Uma área de jantar entre a cozinha de parede única e a área de estar deve funcionar como uma zona de transição perfeita.

Veja na galeria mais inspirações!

*Via Decoist

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.