16 closets funcionais projetados pelos arquitetos de CasaPRO
Selecionamos 16 closets com boas soluções de espaço e funcionalidade, todos projetados pelos arquitetos e designers da comunidade CasaPRO
Por Jéssica Michellin
Atualizado em 17 fev 2020, 16h13 - Publicado em 14 jul 2015, 14h00
1/16 Projetado para um casal de idosos, o closet é de MDF e as portas são revestidas de vidro reflecta float bronze com película adesiva interna. Já as prateleiras internas foram feitas também em MDF e ganharam vidro temperado de 8 mm. “Escolhemos prateleiras de vidro para facilitar a visão do que foi guardado nelas, assim dispensamos o uso de bancos ou outros objetos que poderiam causar acidentes. Além disso, como se tratava de um closet voltado para os avós, ele também foi pensado na acessibilidade de cadeirantes, que estariam em uma altura inferior. A barra metálica na lateral foi colocada para facilitar o acesso as roupas, ou para que o idoso se segure caso queira levantar, ou ainda simplesmente para apoiar-se quando estiver se trocando”, contam os arquitetos Fernando Sabatini, Paula Danielly Said, Mariana Molina e Renata Venazzi, que fizeram o ambiente para a mostra CASA.COM 2013, em Maringá (PR). (Divulgação/Casa.com.br)
2/16 A praticidade dá a tônica deste closet distribuído ao longo dos 11 m² do espaço. Isso porque a disposição dos nichos, gavetas e o próprio material, MDF na cor linho fendi, foram escolhidos pensando na facilidade de limpeza e durabilidade. Feito para um casal jovem, moradores de Barueri (SP), o closet tem iluminação direcionada ao abrir as gavetas -- isso ajuda a ver melhor as peças guardadas. “Nas sapateiras, também foram instaladas lâmpadas PAR 20 e, ao centro, foram colocadas lâmpadas econômicas”, explica a designer de interiores Renata Gonzalez, que assina o projeto. (Divulgação/Casa.com.br)
3/16 O closet de MDF branco texturizado se estende ao longo dos 7 m² do espaço. Projetado pela arquiteta Maristela Bernal para uma mulher, a iluminação teve importância fundamental. “Optei por embutidos pontuais em LED à frente dos armários e penteadeira, além de duas arandelas em cada lateral, com lâmpadas tubulares para ajudar na maquiagem. Há ainda uma calha central com iluminação fluorescente”, explica a profissional. O ambiente pertence a uma casa em Salvador (BA). (Divulgação/Casa.com.br)
4/16 No amplo espaço de 17 m², o closet ganhou pintura, espelhos e revestimento em couro. “Queríamos um ambiente sóbrio e elegante”, explicam os profissionais do escritório Breno Santiago Arquitetura e Interiores. O móvel foi feito para atender a um homem de meia idade morador de Alphaville. (Divulgação/Casa.com.br)
5/16 A arquiteta Carla Oliveira e o arquiteto Rafael Magalhães optaram por utilizar o MDF estonado de uma forma rústica e plástica. O destaque ficou por conta da iluminação em LED. “A tecnologia utilizada nas luminárias permite a variação de temperatura de cor permitindo que a pessoa altere entre uma luz mais neutra e uma luz mais quente. A luz neutra facilita a visualização dos objetos, roupas, acessórios no closet. Já a luz mais quente torna o ambiente mais aconchegante”, explicam os profissionais. O ambiente foi projetado para a Casa Cor Rio Grande do Sul 2015. (Divulgação/Casa.com.br)
6/16 A designer Vanessa Baron projetou o armário deste closet com madeira de pínus e MDF. Ao contrário dos outros espaços planejados nessa galeria, a designer privilegiou móveis separados. “Outra coisa que nos influenciou foi a ideia de mostrar como o uso de produtos que não são sob medida podem resultar em uma opção ainda melhor do que aqueles que são, já que a cliente consegue organizar tudo da forma que desejar e ainda pode movê-los caso fique entediada com a ordem do ambiente”, contou a profissional. O espaço foi feito em Rio Negrinho (SC). (Divulgação/Casa.com.br)
7/16 Para ampliar o closet deste casal de Santa Maria (RS), a arquiteta Elen Bertagnolli optou por MDF com acabamento em melamina branca lisa. As portas foram revestidas com espelhos e alumínio para permitir uma abertura maior do vão e não ocupar espaço ao serem abertas. “O objetivo era permitir que os proprietários tivessem grandes planos de visualização de corpo inteiro, bem como ampliar o espaço de 9 m²”, conta a arquiteta. Já a iluminação foi feita com lâmpadas dicróicas em LED na cor branca e inseridas na sanca em pontos estratégicos que permitem a iluminação dentro dos armários, facilitando a visão total das roupas. (Divulgação/Casa.com.br)
8/16 A arquiteta Fernanda Alvarez teve como missão projetar um closet num espaço comprido, de área total de 18,29 m². “Por ser um espaço muito comprido, onde teríamos um grande número de portas, optamos por intercalar portas de vidro e espelho para dar mais movimento e brincar com o reflexo e o brilho vidro pintado da mesma cor do móvel”, conta a profissional. O closet, feito em MDF branco e fendi da Guararapes, é de um casal em Curitiba (PR). (Divulgação/Casa.com.br)
9/16 No diminuto espaço de 3,60 m² desta residência em Niterói, a designer de interiores Cláudia Vaz projetou um closet de MDF branco. O material foi escolhido com o intuito de facilitar a limpeza e não “fechar” muito o ambiente relativamente pequeno. “A iluminação em trilhos com spots direcionáveis e lâmpadas dicróicas de led brancas são ideais para este ambiente, pois permite ao cliente direcionar a iluminação para o local desejado”, explica a designer. (Divulgação/Casa.com.br)
10/16 Pensando na durabilidade, custo x benefício e estética, a arquiteta Kristhianne Bristot Silveira Taranto optou por MDF linho neste closet de 6,80 m². O projeto foi feito para um casal de Florianópolis (SC). (Divulgação/Casa.com.br)
11/16 Para criar a sensação de conforto no diminuto espaço de proporções 2,2 x 2,2 m, a solução encontrada pelas arquitetas Larissa Vinagre e Suellen Montenegro foi escolher o móvel em MDF nas tonalidades amadeiradas e acrescentar um tapete. “Além da iluminação geral, ainda há pontos de luz nos cabideiros”, contam as profissionais. O projeto foi feito em João Pessoa (PB). (Divulgação/Casa.com.br)
12/16 Com dimensões de 7 m por 5 m, este closet em MDF laqueado branco brilhante atende a um casal. Projetado pelos designers Pedro Dinis e Rosane Aguiar, o móvel ganhou iluminação alternada de fitas e lâmpadas de LED com alta resolução de cor. (Divulgação/Casa.com.br)
13/16 Neste closet feito para uma menina de dez anos, uma das partes foi projetada para se adaptar de acordo com a idade da criança. O móvel foi feito em MDF branco ao longo dos 3,60 m² do espaço. “A iluminação foi pensada de forma a deixar todo o espaço iluminado uniformemente, aumentando a sensação de amplitude”, contam as arquitetas Larissa Vinagre e Suellen Montenegro, que assinam o projeto. Este closet faz parte de uma casa em João Pessoa (PB). (Divulgação/Casa.com.br)
14/16 No corredor de 15 m² de área total, o closet de madeira ganhou pintura automotiva. “Ele promove a passagem entre a entrada do suíte máster e também esconder outro closet, atrás da porta central”, contam as arquitetas do escritório Madi Arquitetura e Design. O projeto foi feito em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
15/16 Nesta residência em Campo Belo (SP), o arquiteto Ricardo Rossi projetou o closet ao longo dos 7,5 m² para um casal. O móvel foi feito de espelho e laminado branco. “Fizemos esta escolha pensando na praticidade e beleza”, conta o profissional. Já a iluminação indireta e direta permite a variação de cenários no espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
16/16 Neste quarto de 16 m² para uma criança de oito anos, o closet ocupa 4,3 m², mais de um quarto do espaço total. O material escolhido foi MDF branco e amadeirado devido à resistência e ao preço. Já a iluminação é composta de lâmpadas de LED dricrócia e PAR 20. “Elas realçam as cores das roupas e trazem aconchego para o closet”, explicam os arquitetos da L’arki arquitetura. O espaço pertence à uma residência em Jundiaí (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
Práticos e funcionais, estes closets facilitam a rotina dos moradores. São eles que acomodam roupas, sapatos e acessórios de maneira organizada, facilitando a procura de peças no espaço. Hoje em dia, a maioria dos móveis utilizados nos closets são feitos sob medida em MDF e tem diferentes tamanhos, revestimentos e divisões. Entre os mais comuns estão os closets de tons amadeirados e neutros com portas espelhadas, que, além de trazer harmonia para o espaço, transmitem a sensação de amplitude. Na galeria acima, você confere 16 closets projetados pelos arquitetos e designers de interiores de CasaPRO.