A tendência é marcada pelo uso de formas geométricas, curvas estilizadas, iluminação atmosférica e materiais extravagantes
Por Luiza Cesar
Atualizado em 25 jul 2021, 19h17 - Publicado em 26 jul 2021, 13h00
– Karel Balas & Paul Bowyer / Henrietta Hotel/the spruce
Se você gosta de detalhes sofisticados e, ao mesmo tempo, clássicos, o Art Déco é perfeito para você! O estilo é composto por formas geométricas, curvas estilizadas, iluminação atmosférica e materiais exuberantes – como mármore, veludo, latão e cromo -, deixando o cômodo bem elegante.
Originado na França, ele se tornou uma tendência na Europa e EUA no começo do séc XX. Hoje, o “neo” Art Déco, que inclui toques contemporâneos, toma conta do mundo do design.
Selecionamos 15 quartos, originais e modernos, inspirados no gênero. Confira:
1/15 Eu ouvi glamour? As paredes texturizadas em preto, itens em latão brilhante, móveis rebaixados e o combo ousado de tecidos e estampas gráficas são contrastadas por uma dramática cama. (Forbes + Masters/the spruce)
2/15 Com uma abordagem tranquila, o ambiente, de paleta azul suave, inclui mesas de mármore e madeira personalizadas, cabeceira estofada e lâmpadas retrô. (Paul Bowyer / Hotel Bachaumont/the spruce)
3/15 Ter um espaço pequeno te impede de aproveitar o Art Déco? Não! Para criar um grande impacto de design, concentre-se nas paredes. Cores ousadas, arandelas vintage e uma mini mesa montada na parede são algumas opções. (Hotel Grand Pigalle/the spruce)
4/15 Ama azul? O quarto carregado pela cor possui portas com espelho, painéis de madeira laqueada, luminárias em forma de globo e cabeceiras de cama em latão manchado. (Dimore Studio / Hôtel Saint-Marc/the spruce)
5/15 O papel de parede geométrico chama atenção no espaço elegante. Os padrões de mosaico de mármore, em preto e branco, também fazem parte do banheiro, criando, além de um ponto focal, continuidade. As luminárias em arandelas de latão; um espelho com moldura do mesmo material; estofamento de veludo; e madeira natural adicionam outros aspectos do Art Déco e dão brilho, calor e luxo para o ambiente. (Hotel Rose Bourbon/the spruce)
6/15 O detalhe estofado em veludo da cama e um tapete com padrão terrazzo, contornado com mármore de Carrara, se alinham com os elementos dos anos 70 - como as poltronas, de veludo rosa framboesa, inspiradas em Pierre Paulin. (Chzon / Henrietta Hotel/the spruce)
7/15 Que tal uma versão acessível do glamour do gênero com um toque moderno? Aqui, texturas exuberantes e superfícies reflexivas permitem que a luz viaje pelo cômodo. O conjunto de elementos de metais fornece um visual profundo e quente para acompanhar a paleta de cores simplistas. (Forbes + Masters/the spruce)
8/15 A cabeceira dramática, feita à mão, é o grande destaque desse exemplo. Um par de abajures altos de latão dão um toque retrô para emoldurar a cama. (Karel Balas & Paul Bowyer / Henrietta Hotel/the spruce)
9/15 Contrário ao minimalismo, o maximalismo é a sobreposição de cores vibrantes e combinação de estampas e texturas. A prova disso é esse quarto, que apresenta uma versão moderna do estilo. Inserindo papel de parede repleto de desenhos, uma cabeceira de madeira curvada, cortinas pesadas de veludo, iluminação vintage e uma mistura de materiais de couro a bambu, o ambiente se torna muito original. (Hotel Thoumieux/the spruce)
10/15 Brinque com padrões e acabamentos! O papel de parede geométrico e os ladrilhos são complementados por paredes azul-petróleo e azulejos, no banheiro, verdes brilhantes. (Grand Pigalle Hotel/the spruce)
11/15 As bordas arredondadas da estrutura delicada da cama são uma referência sutil ao estilo. Para complementar o visual, lâmpadas de leitura em cada lado e mesas de cabeceira atemporais, em preto e branco, foram adicionadas. (Desiree Burns Interiors/the spruce)
12/15 Essa cabeceira não é qualquer peça! Com espelho, painéis de tecido e pintura à mão, ela se sobressai no local. As formas e curvas produzem um clima sensual - uma das marcas do Art Déco. (Karel Balas & Paul Bowyer / Henrietta Hotel/the spruce)
13/15 Posicionar móveis originais do Art Déco ou uma reprodução, como esta cômoda branca, é uma alternativa para colocar a tendência em qualquer interior. Planeje uma decoração contemporânea eclética com um toque histórico, busque por itens com linhas atemporais e que combinem com artigos mais modernos. (Forbes + Masters/the spruce)
14/15 Uma caprichosa cabeceira, influenciado pelo Art Nouveau, luminária com duas extremidades redondas e mistura de formas e padrões geométricos, juntas, formam uma nova abordagem do estilo. (Romain Ricard / Hotel Panache/the spruce)
15/15 Móveis vintage, arte personalizada, objetos decorativos feitos por artesãos e clássicos do design criam uma atmosfera refinada e repleta de cor. (Dimore Studio / Hôtel Saint-Marc/the spruce)