Casa Created with Sketch.

13 dicas para fazer seu banheiro parecer maior

Alguns truques de decoração e armazenamento podem ajudar a criar a ilusão de que o espaço pequeno não é tão pequeno assim

 (Nordroom/@SMALLBATHROOMDESIGN/Reprodução)

Imagina a cena: depois de um bom tempo procurando, você finalmente encontrou o apartamento perfeito que preenche quase todos os itens da sua lista. Só há um pequeno problema – o banheiro é um pouco pequeno para o seu gosto.

Quer você more em uma residência extensa ou em um apartamento discreto, a maioria das casas tem pelo menos um banheiro com uma área enxuta.

 (Amy Bartlam/My Domaine)

Mas isso não é motivo para descartar o espaço. Na verdade, existem algumas maneiras de fazer qualquer banheiro minúsculo parecer uma suíte digna de um spa. Basta apenas pensar na decoração com cuidado, escolher o tipo certo de armazenamento e ter um pouco de otimismo para que isso aconteça.

As dicas da designer de interiores Baylee Floyd podem te ajudar a transformar o seu banheiro pequeno. Confira algumas abaixo!

1. Use cores de tinta claras, brilhantes e neutras

 

 (Catherine Kwong Design/My Domaine)

Quando se trata de pintar um banheiro pequeno, Floyd recomenda usar tons neutros e claros. “Eu acho que muitas vezes não há muita luz natural, ou [uma janela] em um banheiro apertado, então eu gosto de optar pelos brancos e cinzas neutros para fazer o espaço parecer o mais claro e arejado possível”, disse a designer.

2. Veja através do box

 

 (Sara Tramp/My Domaine)

Caso o seu box ocupe muito espaço no banheiro, por que fechá-lo com uma cortina? Este designer abriu todo o ambiente com a simples escolha de um box transparente. Com a janela, há uma linha de visão clara para a parede posterior e muita luz natural a partir do momento em que você entra no ambiente.

3. Decore com plantas

 

 (Luoxi/Alamy Stock Photo/Reprodução)

“As plantas são essenciais no banheiro”, diz Floyd. “Existe algo naquele pequeno toque de vegetação que realmente une o espaço e o convida a entrar”. Se você não tem espaço para um vaso de planta, opte por pendurar plantas suspensas. “Elas também adicionam uma sensação muito calmante e serena para uma vibe de banheiro tipo spa”, diz a designer. Veja aqui uma plantas que se dão bem no banheiro!

4. Aproveite o armazenamento ao teto

 

 (Amy Bartlam/My Domaine)

Esta decoração moderna também é funcional. Projete o armazenamento embutido do chão ao teto em seu espaço para utilizar cada centímetro sem fazer seu banheiro parecer desordenado. A pequena prateleira aberta no centro divide os armários e abre espaço para a decoração.

5. Utilize espelhos

 

 (Liljencrentz Design/My Domaine)

Os espelhos certos podem fazer maravilhas para fazer um banheiro pequeno parecer espaçoso. “Eles não apenas refletem mais luz ao redor do espaço, mas também o fazem parecer maior no geral”, explica Floyd.

6. Trabalhe com o comprimento

 

 (Amy Bartlam/My Domaine)

Salas estreitas são difíceis de projetar, nós sabemos. Mas com a decoração e os móveis certos, seu banheiro ainda pode parecer uma suíte. Armários finos, ganchos de parede e o uso criativo de uma banheira independente com um chuveiro suspenso usam o espaço negativo como uma vantagem para deixar espaço para andar de sobra.

Veja também

7. Atualize seu armário de remédios

 

 (Jessica Helgerson Interior Design/My Domaine)

De acordo com Floyd, o armário de remédios certo pode ser “um salva-vidas”. O truque é encontrar um que não pareça antiquado. Floyd sugere que você procure uma peça que você nunca imaginaria ser um armário de remédios, graças ao seu design contemporâneo. Esconder o espaço de armazenamento atrás do espelho do banheiro mantém a sensação de espaço elegante e aberto.

8. Encontre espaço para uma banheira

 

 (Amy Bartlam/My Domaine)

Este projeto funciona melhor em banheiros de formato quadrado. Se o seu quarto principal não tem o luxuoso banheiro privativo que você esperava, faça com que o espaço pareça mais aberto, organizando encanamentos e armários ao redor do cômodo. Aqui, uma pequena banheira de imersão cuidadosamente colocada ao lado do chuveiro mal se encaixa – mas o resultado é perfeito.

9. Aposte no branco

 

 (Sara Tramp/My Domaine)

Embora amemos trabalhar com cores neutras e claras em um design de banheiro minúsculo, a melhor maneira de torná-lo o mais aberto possível é usar todo o branco. A variedade de texturas nesta sala, desde os azulejos às paredes mate e toalhas de mão felpudas, ajuda a dividir o espaço com um design elegante.

10. Misture espaços

 

 (Julian Porcino Home Consultant/My Domaine)

O piso neste banheiro combina perfeitamente o chuveiro com o resto do ambiente. Não é um banheiro totalmente aberto, o que ainda deixa espaço para manter a área principal seca após o banho. Mas, graças às portas de vidro transparente, este cômodo parece unido como um só.

11. Jogue com as janelas

 

 (Cathie Hong Interiors/My Domaine)

A luz natural tem uma ótima maneira de deixar os quartos abertos e arejados. Aumente as janelas de seu banheiro para colocar o foco no lado de fora – mesmo se você estiver trabalhando com metragem quadrada limitada, isso chamará a atenção para o cenário, em vez de áreas apertadas para caminhar.

12. Abrace a altura da sua sala

 

 (Veronica Crawford/My Domaine)

Quando você não puder deixar o cômodo mais amplo, faça-o parecer mais alto. O pequeno lustre neste banheiro chama a atenção até o teto para um design aberto. Sua cor de tinta fosca e clara complementa os azulejos da sala e se mistura com o espaço ao adicionar um toque de textura.

13. Escolha azulejos menores

 

 (Katie Hodges Design/My Domaine)

Quando você tem espaço limitado, é importante fazê-lo parecer o maior possível. Usando ladrilhos menores, seus padrões intrincados terão mais espaço para repetir várias vezes e criar a ilusão de um design mais longo. O azulejo preto minimalista deste banheiro complementa as ferragens pretas e contrasta com as paredes brancas.

*Via My Domaine

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.