Casa Created with Sketch.

10 salas em estilo Japandi

A união do design japonês e o escandinavo resulta em um cômodo minimalista e aconchegante! Confira algumas inspirações

 (Justin Chung/dezeen)

Conhece o estilo Japandi? Ele vem ganhando cada vez mais força em projetos de decoração. A mistura das estéticas minimalista japonesa e funcional escandinava, cria um espaço com desenhos simples e despojados, materiais naturais e cores claras.

A madeira é um dos elementos em comum entre os dois estilos – ramos nus e flores secas acrescentam um toque orgânico expõem uma abundância do tipo de material. Para os amantes do design ou para quem deseja inserir na sua própria casa, a seguir, 10 inspirações visuais para salas Japandi:

1. Casa em Montreal, Canadá – por Talo Studio

 

Uma atualização foi realizada nessa casa histórica de Montreal, onde o estúdio de design Talo Studio brincou com as texturas para criar a estética minimalista. O novo visual moderno conta com um sofá redondo, uma mesa de centro baixa e linear de ripas e um tapete nodoso. Mostrando a influência escandinava na sala, uma espreguiçadeira angular de Hans Wegner exibe uma manta.

2. The Audo, Dinamarca – por Norm Architects and Menu

 

A imagem mostra um pouco do projeto do hotel The Audo, na área de Nordhavn, em Copenhague. Para adicionar interesse na sala discreta, uma mesa de centro em mármore de Carrara foi incluída. Um tapete de tecido e uma escultura de cerâmica se destacam contra as paredes nuas. Já o sofá bege, com moldura de madeira, lembra os móveis japoneses.

3. Apartamento Biscuit Loft, EUA – por OWIU Studio

 

O loft industrial no Brooklyn, Nova York, apresenta uma sala de estar com uma clássica espreguiçadeira Eames branca e, ao lado, uma mesa lateral em madeira escura – alguns dos elementos de design japonês.

Veja também

O tapete com borlas são de estilo escandinavo tradicional e tornam o cômodo mais aconchegante. Jarros, vasos, flores secas e gramas dão um toque final.

4. Powerscroft Road, Reino Unido – por Daytrip

 

Aqui, toques táteis – como um tapete macio com padrão geométrico – se sobressaem. A mesa lateral de madeira rústica lembra a marcenaria tradicional japonesa. Outra peça  com  influências asiáticas é o sofá Cleópatra vintage do designer holandês Dick Cordemeyer.

5. Residência Azabu, Japão – por Norm Architects e Keiji Ashizawa Design

 

De todos os elementos presentes nesse espaço, a luminária pendente é a mais interessante. Em um formato triangular, a peça de papel washi, tradicional japonês, complementa o sofá modular sem braços.

6. Casa Margin, Japão – por Kohei Yukawa

 

Projetada pelo arquiteto Kohei Yukawa, para ele e sua família, a casa exibe ambientes flexíveis e dispostos em torno de uma área repleta por janelas, inundado de luz natural. O uso de madeira clara e a árvore no meio do local deixa tudo mais acolhedor.

7. Ca l’Amo, Espanha – por Marià Castelló

 

O retiro Ca l’Amo, em Ibiza, foi elaborado usando madeira laminada cruzada (CLT) para manter os volumes leves. A arquitetura delicada reflete nos móveis e decorações. Detalhes como uma clássica cadeira borboleta Pierre Paulin e galhos de árvores, que espelham as árvores do pátio oferecem um charme ao prédio.

8. Terraço Kinuta, Japão – por Keiji Ashizawa Design and Norm Architects

 

A paleta de cores são discretas e suaves nesse ambiente. As paredes e cortinas apresentam um tom bege que combina com o piso de madeira da sala de estar do Terraço. Sobre a mesa, de pedra cinza com moldura de madeira, vasos decorativos e esculturas redondas se alinham com a árvore do dinheiro atrás.

9. Apartamento em Edimburgo, Escócia – por Luke McClelland Design

 

Por que não fazer uma versão do Japandi que se encaixe melhor com a sua moradia?  O Japandi “britânico” pode ser visto nesse apartamento em Edimburgo. Simples e funcional, o que chama atenção é a mesa lateral dobrável de madeira escura e a clássica lâmpada de arroz.

Para combinar com as lâmpadas elegantes de assoalho, as obras de arte e a lareira foram pintadas de preto. Um pequeno tapete cinza ocupa pouco espaço do chão de madeira, deixado praticamente vazio.

10. A Quiet Reflection – Suécia, de Ariake

 

Os sofás de madeira com linhas rígidas e esquadrias de madeira abrange o estilo escandinavo e japonês. Eles foram expostos em uma instalação na Stockholm Design Week em 2018, onde a produtora Ariake revelou sua primeira coleção.

Além dessas peças, uma lâmpada triangular e mesa escultural adicionam toques divertidos à sala. Se você acha que, quando o assunto é decoração, tudo deve ser novo em folha, você está enganado. Aqui, por exemplo, o piso de madeira envelhecida e a parede com pintura descascada se tornaram características do cômodo. 

*Via Dezeen

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.