Casa Created with Sketch.

10 dicas para ter estantes tão bem organizadas quanto as de CASA COR SP

As estantes roubaram a cena na CASA COR SP deste ano, ocupando paredes inteiras, integrando decorações e destacando objetos com iluminação interna

Os tons fortes podem ser encontrados em todas as estantes da CASA COR SP 2016. Nos ambientes, a tendência absoluta é optar por estruturas neutras que destaquem as objetos ali postos por meio da cor, da iluminação ou da disposição. Ali, livros, vasos, esculturas, fotografias e outros objetos dividem espaço e completam a decoração. Abaixo, confira dez ambientes com estantes lindas – e como fazer igual em casa:

1. Quadros

01 - Hall-Biblioteca, de Roberto Cimino e Nelson Amorim

Duas estantes ocupam o centro do Hall-Biblioteca, ambiente de Roberto Cimino e Nelson Amorim, e revestem dois pilares tombados com prateleiras escuras, de lâmina ebanizada, em 360 graus. “Para arrumar estantes, existe um pensamento racional e existe um intuitivo. O racional é colocar o acervo que você tem à mostra, à mão da pessoa para que ela possa manusear e manipular com facilidade. Na composição entra um aspecto mais intuitivo, porque é estética, então você pode compor com obras de arte, com objetos pessoais, afetivos. Depende muito do acervo da pessoa”, explica Roberto. Quando o assunto é pendurar quadros nas prateleiras, o profissional acha uma ótima opção: “expor uma obra de arte na frente da estante, junto com o seu acervo de livros, é muito bacana, primeiro porque esteticamente é interessante, mas porque ele resolve o problema da falta de parede se você tem um espaço pequeno. Dá uma certa bossa, quebra um pouco o convencional”, diz.

2. Formato

02 - Living e Jardim de Inverno, de Dado Castello Branco

No Living e Jardim de Inverno, Dado Castello Branco resolveu instalar uma estante em uma parede com porta. Para não comprometer a circulação, a peça retangular ficou “recortada” no centro, onde fica a passagem, e cobre parte da parede de cima. Branca, para combinar com o restante do ambiente, também de tons claros, a estante recebeu iluminação interna, o que evidencia os objetos ali colocados e confere conforto ao espaço. Assim como o restante da decoração, as cores mais vibrantes ficam nos detalhes, como livros, quadros, caixas, esculturas e vasos.

3. Integração

03 - Cozinha Gourmet Todeschini, Guilherme Torre

A outra metade desta parede, na Cozinha Gourmet Todeschini de Guilherme Torres, esconde uma geladeira do futuro – proposta do ambiente. Quando fechada, a porta de correr revela uma estante, onde o profissional uniu itens da cozinha e objetos decorativos e criou composições coloridas e divertidas. Ali, taças dividem espaço com uma caveira; e, pratos, com livros. O fundo preto evidencia o decór.

4. Escada

04 - Estúdio do Casal, Clarisse Reade

O tom azulado diferencia esta estante, que ocupa uma parede inteira no Estúdio do Casal de Clarisse Reade. Livros, fotografias e outros objetos de várias partes do mundo se encontram nas prateleiras montadas pela profissional. Ali pendurados, os quadros se destacam ao lado da escada, de estilo rústico, que lembra aquelas bibliotecas enormes, de filmes — além de dar um charme para o espaço. À frente da peça, uma confortável poltrona e luminária convidam os visitantes a apreciar os volumes.

5.  Iluminação

05 - Lounge do Barista, Olegário de Sá e Gilberto Cioni

Quase modular, a estante do Lounge do Barista, de Olegário de Sá e Gilberto Cioni, é composta por nichos individuais posicionados no formato da peça e seguem para um maior, onde ficam alguns instrumentos de café. A iluminação interna, muito vista pela mostra, evidencia os livros, vasos e outros objetos, e provê um ar mais intimista ao ambiente. Ao lado, pedaços de madeira compõem a parede.

6. Cor

06 - Saleta íntima do Hobby, Julio Cesar Dantès e Marcelo Cohen

A madeira ebanizada ganhou revestimento em laca cinza e amarela em alguns de seus nichos, chamando a atenção de quem passa pela Saleta íntima do Hobby, de Julio Cesar Dantès e Marcelo Cohen. “Escolhemos a cor porque dá leveza, jogando pontos de luz para que a estante brilhasse por si só. Ela é o ponto chave do espaço”, comenta Julio. Ocupando praticamente a parede inteira, a peça foi pensada para otimizar o espaço em ambientes diminutos, e foi preenchida com itens que remetem à fotografia, tema do espaço. “Tudo o que nós fizemos foi pensando em transportar para a casa de qualquer pessoa. Colocamos adornos e objetos porque sempre temos algo que queremos guardar na estante. Sempre temos algo de avô e avó que queremos manter. E isso não pode faltar em uma estante: vida”, explica. A fotografia, A Trança, de Robério Braga, completa a decoração e reflete outra imagem, ao lado. “A fotografia é maravilhosa, então por que não dar a ela uma grande moldura? Não é porque o ambiente é pequeno que não pode ter fotografia grande”, finaliza.

7. Quadro vivo

07 - Quarto da Menina, Très Arquitetura

Cheia de detalhes e nichos, uma estante de nogueira americana cobre por inteira uma das paredes do Quarto da Menina da Très Arquitetura. “A estante é o elemento principal do quarto. Quisemos agrupar todos os itens de interesse da menina, de aproximadamente 12 anos, então fizemos caixas, nichos abertos de tamanhos diferentes e vários espaços para livros”, conta Fernanda Tegacini, que assina o ambiente e a peça ao lado de Fernanda Morais e Nathalia Mouco. Com montantes verticais e horizontais pintados em laca acobreada e tecidos em rosa e cinza, o toque feminino é complementado por um quadro vivo, que ocupa o lugar geralmente reservado para uma televisão. “A nossa intenção era trazer um pouco do verde para dentro do ambiente, mostrar a importância de incluir o paisagismo”, conta. E o que não pode faltar em uma estante? “Livros são super importantes na decoração de uma estante – muitos livros!”.

8. Retrô

08 - Loft no Campo, Paola Ribeiro

Com uma proposta similar ao ambiente de Guilherme Torres, Paola Ribeira pensou, em seu Loft no Campo, que os objetos da cozinha têm lugar ao lado de livros e outras decorações, já que o espaço é todo integrado e pode ser visto desde a cama. O estilo retrô, rústico e industrial traz aconchego e pode ser observado nos livros, globos, cestos e caixas.

9. Preto básico

09 - Home Office, Patricia Hagobian

Uma grande estante preta com detalhes metálicos domina o Home Office de Patricia Hagobian. A base, neutra, conta com cores como o preto, o nude e um tom esverdeado – todos conversam com o piso, em madeira. Assim, os grandes destaques da decoração ficam por conta dos objetos expostos nas prateleiras, coloridos e diversificados, onde foram combinados livros, vasos e esculturas.

10. Espaços alternados

10 - Jardim Suspenso, de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli

No Jardim Suspenso de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, a única das três paredes sem janelas foi revestida com mármore e recebeu nichos em madeira. Quatro estantes se intercalam no ambiente: as maiores ficam nas extremidades, separadas das menores por velas suspensas e, no centro, uma obra de arte equilibra a decoração. “Queríamos uma estante mais verticalizada e menos simétrica, com nichos de tamanhos diferentes, dando mais versatilidade no resultado final”, explica Fernanda. “A estante é a oportunidade de “brincar” com a decoração. Acho que não existe uma forma correta de combinar os objetos, fica divertido misturar vários elementos. Mas a essência são o livros. Acho que eles, sim, nunca podem faltar”, indica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s