Casa Created with Sketch.

Virada Sustentável reúne mais de 600 atrações em 9ª edição

O evento ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto, em São Paulo, com repertório totalmente gratuito

Show de Elza Soares e As Bahias e a Cozinha Mineira, em 2018, no Palco Parque do Ibirapuera.

Show de Elza Soares e As Bahias e a Cozinha Mineira, em 2018, no Palco Parque do Ibirapuera. (Rafael Ianni/Casa.com.br)

Falta pouco para começar maior festival de sustentabilidade no Brasil! A Virada Sustentável São Paulo ocorre entre os dias 22 e 25 de agosto, com todas as atrações gratuitas. Anote na agenda e prepare-se: este ano, mais de 600 atrações compõem o evento.

O que é?

Idealizado por André Palhano, antigo jornalista da área de finanças, o movimento começou em 2011, em São Paulo. De lá até hoje, várias edições foram realizadas em outras cidades, como Campinas, Ilhabela, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Sinop e Valinhos.

André Palhano em talk sobre a Virada Sustentável

André Palhano em talk sobre a Virada Sustentável (Reprodução/Casa.com.br)

A Virada Sustentável é inspirada em eventos como Virada Cultural e Esportiva no quesito de organização – um mega festival que realiza diversos eventos em vários locais, de forma simultânea. Mas a semelhança acaba por aí: a Virada Sustentável é totalmente colaborativa.

O evento nada mais é do que uma grande festa que envolve pessoas e organizações: órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades. O propósito, para todos os envolvidos, é tornar a sustentabilidade inspiradora para o público impactado.

A concepção está baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU. Para saber mais sobre cada um deles, clique aqui. A lista dos objetivos foi feita em 2015.

Os 17 ODS

Os 17 ODS (Reprodução/Casa.com.br)

Para ampliar ainda mais a divulgação sobre sustentabilidade na sociedade, a Virada Sustentável criou um Manual de Boas Práticas, que explica o que é um evento sustentável e como ele se projeta na vida de cada espectador. O manual pode ser conferido no site oficial do evento.

Em 2019

Painel na Unibes Cultural

Painel na Unibes Cultural (Duda Morais/Casa.com.br)

Neste ano, a Virada Sustentável reúne mais de 600 atrações gratuitas nos quatro dias de evento. As cinco regiões de São Paulo receberão atividades, segmentadas em oito pilares: música, fórum, artes visuais, mostra de cinema, mostra de teatro, mostra de dança, kids e bem estar.

Cada pilar terá sua programação especial: exposições, instalações, aulas de meditação, shows, palestras, cinema ao ar livre e muitos outros eventos farão parte da Virada Sustentável. O evento é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério e Cidadania e Governo Federal.

Na nona edição, o Fórum Virada Sustentável é a novidade. Trata-se de uma programação especial de talks e palestras sobre economia circular, economia colaborativa, inovação social, meio ambiente, moda sustentável, mudanças climáticas e outros temas.

Serenata Iluminada.

Serenata Iluminada. (Duda Morais/Casa.com.br)

Ao total, serão mais de 50 atividades, com mais de 150 palestrantes, em dois dias, na Unibes Cultural. O objetivo deste pilar é apresentar ao público respostas e soluções para os desafios atuais da humanidade.

Saiba o que esperar de cada um dos pilares:

Música

Jazz na Kombi

Jazz na Kombi (Bruno Arita/Casa.com.br)

Este pilar reunirá três show por dia, no palco do Parque Ibirapuera. No dia 25/08, a Orquestra Jovem Tom Jobim convidará Zélia Duncan para apresentação inédita, às 16h, dedicada à música popular brasileira. Três horas depois, Luedji Luna apresenta o disco “Um Corpo no Mundo” no mesmo palco. As canções celebram uma África ressignificada.

Fórum

Talk Pacto Global.

Talk Pacto Global. (Duda Morais/Casa.com.br)

O destaque neste painel é a palestra de Antonis Mavropoulos, Presidente da ISWA (International Solid Waste Association), no dia 22. O cientista grego começa a palestra às 14h, na Unibes Cultural.

Artes Visuais

Live Painting

Live Painting (Duda Morais/Casa.com.br)

O “Jardim Suspenso da Babilônia” ganha vida no Minhocão, no dia 25, às 10h. A atividade será realizada pelo artista Felipe Morozini, e promove uma reflexão sobre a transformação do espaço público. As pessoas serão convidadas para pintar flores no asfalto, ressignificando a cidade e desenvolvendo empatia com o próximo.

Nos dias 21 e 22, o cruzamento da Avenida Paulista com a Consolação será ocupada por espetáculos de mapping e experiências audiovisuais, desenvolvidas pela Visualfarm, em parceria com Imagine 2030. O Vídeo Mapping Imagine 2030 ativa a imaginação das pessoas com um conteúdo artístico. As projeções serão ativadas entre às 19h e 03h.

Mostra de Cinema

No dia 24, a partir das 18h, o MIS recebe a pré-estreia do longa “Longe da Árvore”. Dirigido por Rachel Dretzin, o filme é baseado no livro de Andrew Solomon e retrata famílias que enfrentam desafios com base no amor, na empatia e na compreensão.

O Cine Solar, primeiro cinema itinerante do Brasil, que funciona através de energia solar – daí o nome – ocorrerá no Parque Mário Covas, no mesmo dia, a partir das 15h.

Mostra de Teatro

Atividade no Sesc Paulista

Atividade no Sesc Paulista (Rafael Ianni/Casa.com.br)

Esta é a maior programação teatral da história da Virada Sustentável. Crianças e adultos aproveitarão dezenas de atrações durante o evento. No Teatro Sérgio Cardoso, a partir das 21h, no dia 22, o espetáculo “Os Três Sobreviventes”, reúne três personagens do ataque nuclear em Hiroshima, que relatarão suas histórias.

O Museu da Diversidade Sexual apresenta uma extensa programação, com oficinas de Teatro Narrativo, Escrita Sustentável e alguns espetáculos.

No Palco de Mostra, do Teatro do Ibirapuera, experiências familiares são o destaque: yoga com pais e filhos e yoga com histórias, por exemplo, promoverão a diversão, atreladas à saúde e a força, em um momento especial de troca.

Mostra de Dança

O Instituto Tomie Ohtake recebe a Cia Pé no Mundo e o pianista Fabio Leandro, no dia 22h, às 19h. O espetáculo retratará histórias reais de personalidades negras, que se destacaram e influenciaram a história do Brasil. Entre os nomes estão: João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento, Aleijadinho e outros.

No Jaçanã, a Fábrica de Cultura recebe o coletivo T2JOVACREW, no dia 24h, às 11h, para o espetáculo “Urbanos”, que fala sobre condições que o corpo urbano carrega. Uma Batalha de Dança será realizada na sequência.

Kids

Mais de 30 contações de histórias serão realizadas na cidade. Além disso, 40 unidades dos CEUs, Parque Ibirapuera e Parque Mário Covas terão atividades voltadas para os pequenos. No dia 24h, às 11h, o Palco Principal do Parque Ibirapuera recebe show dos Barbatuques. O público será incentivado a descobrir a diversidade dos timbres do corpo através das palmas, dos estalos, dos sons produzidos pela boca e pelos pés.

Uma Feira de Troca de Brinquedos será realizada no Parque Mário Covas, estimulando a redução do descarte. As crianças poderão trocar brinquedos entre si, sem qualquer gasto.

A Kombi dos Sonhos será uma estação livre de brincar através de livros, brinquedos e atividades. Aqui, o protagonista é a imaginação, que estimulará todos os sentidos do público.

Bem Estar

Um mix de atividades recheia o pilar Bem Estar, que preza pelo físico e mental. A Serraria do Parque do Ibirapuera recebe uma extensa programação, com Yoga, Meditação, práticas integrativas e Bloco de Carnaval “Zen”.

Na Unibes Cultural, a Festa Wake, que prepara os participantes para um bom início de dia terá participação de músicos indígenas na jam e nas sessões de meditação. A festa ocorre no dia 23, a partir das 7h.

Ao longo do mês o Casa.com.br divulgará mais atrações da Virada Sustentável.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s