Continua após publicidade

Green Building Council Brasil incentiva o uso do telhado branco

No dia do planeta, ONG lança campanha para mobilizar a população brasileira a reduzir a temperatura do planeta.

Por Redação
Atualizado em 16 fev 2024, 10h59 - Publicado em 22 abr 2010, 18h25
Nelson Kawakami durante lançamento da campanha que incentiva o uso do telhad...

Na tarde desta quinta-feira (22/4/2010) a ONG Green Building Council lançou a segunda parte da campanha intitulada “One Degree Less – White Roofs Initiatives for 100 Cities”, que incentiva a pintura dos telhados das grandes cidades com a finalidade de evitar o aumento do aquecimento global.

Personalidades como Costanza Pascolato, Cristiane Torloni, Fernanda Paes Leme, Sergio Marone e Caroline Bittencourt posaram em fotos individuais com as mãos pintadas de branco para participarem da iniciativa que trouxe o slogan “Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco”.

Thassanee Wanik, fundadora da GBC Brasil e criadora da campanha, destacou o porquê da atitude. “Cientistas falam sobre aquecimento do Oceano Atlântico sul há mais de uma década, mas somente agora estamos começando a ver tragédias, como recentemente no Rio de Janeiro. Se quisermos deixar um mundo melhor para nossos filhos, esse é o momento de fazer alguma coisa”, disse.

Segundo o laboratório norte-americano Lawrence Berkeley, apoiador da causa, ao pintar as superfícies das construções com material claro é possível diminuir os efeitos da incidência solar. Desde que foi lançada, em 2009, a ação já estimulou a pintura de mais de 450 mil m² no mundo todo, o que equivale a retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil toneladas de carbono.

Continua após a publicidade

De acordo com a GBC, os benefícios do uso dos telhados brancos são diversos como:

– Diminuição das ilhas de calor de prédios e casas;

– Diminuição da emissão de CO2.

– Ajuda a refletir raio solar de volta para espaço;

Continua após a publicidade

– Fácil aplicação e pouca manutenção;

– Reduz custo de ar condicionado e ventilador;

Para mais informações sobre a campanha, é só acessar o site da GBC

A consultora de moda Constanza Pascolato participou da campanha Thassanee Wanick, fundadora do GBC Brasil e criadora do One Degree Less Sérgio Marone durante lançamento da campanha. Caroline Bittencourt pinta as mãos de branco em solidariedade à campanha

Publicidade