Continua após publicidade

Conheça o trabalho do arquiteto japonês Keisuke Maeda

Surpreendente em sua maneira de unir interior a exterior, o japonês Keisuke Maeda valoriza o traço sensorial

Por Texto Tatiane Domiciano
Atualizado em 19 jan 2017, 13h54 - Publicado em 4 out 2014, 18h49
01-conheca-o-trabalho-do-arquiteto-japones-keisuke-maeda

Em 2003, quatro anos depois de se formar numa das principais escolas do Japão, a universidade de Kokushikan, sediada em Tóquio, Keisuke Maeda abriu o escritório UID Arquitects. A sigla, abreviação de universal Innovative Design (“design universal inovador”), já indicava o objetivo e o estilo que marcariam sua trajetória. “Quero fazer cada vez mais propostas com foco na natureza, acompanhando as mudanças do meio ambiente: uma arquitetura que transforme o espaço no qual está inserida, e que as pessoas possam sentir no dia a dia”, revela. Em 2012, ele ganhou notoriedade com a obra Peanuts, um jardim de infância localizado na cidade de Fukuyama.

02-conheca-o-trabalho-do-arquiteto-japones-keisuke-maeda

Em 2003, quatro anos depois de se formar numa das principais escolas do Japão, a universidade de Kokushikan, sediada em Tóquio, Keisuke Maeda abriu o escritório UID Arquitects. A sigla, abreviação de Universal Innovative Design (“design universal inovador”), já indicava o objetivo e o estilo que marcariam sua trajetória. “Quero fazer cada vez mais propostas com foco na natureza, acompanhando as mudanças do meio ambiente: uma arquitetura que transforme o espaço no qual está inserida, e que as pessoas possam sentir no dia a dia”, revela. Em 2012, ele ganhou notoriedade com a obra Peanuts, um jardim de infância localizado na cidade de Fukuyama.

 

Como a tradição japonesa influencia seu desenho?

Gosto de explorar a relação entre interior e exterior, algo marcante na cultura construtiva daqui. Meu objetivo é sempre criar um lugar capaz de considerar as estações do ano para instigar a percepção sobre as constantes mudanças da paisagem. Uso também com frequência os típicos beirais largos, vistos normalmente nas varandas, porém com influência mais moderna, como na fachada da escola infantil Peanuts. No escritório, nossa premissa é transpor para uma linguagem atual aqueles elementos que poderiam datar um edifício.

 

Quais as principais características da Peanuts?

Continua após a publicidade

Os dois círculos conectados suavemente ao verde são, com certeza, um dos destaques. Os brises da fachada Controlam delicadamente a luminosidade e emolduram as árvores ao redor. Já a área dedicada aos bebês conta com leve inclinação no piso e é semiaberta, o que os convida a explorar cada canto. Também adotei um ambiente único, soma da parte administrativa – copa de preparação das mamadeiras, banheiro, sala e escritório – com a sala dos bebês. Essa união gera segurança, pois favorece a presença constante de um responsável. Digo sempre que a Peanuts ainda não está concluída. Espero que as crianças educadas ali levem sua sensibilidade para compor outros espaços.

 

Que tipo de cidade deseja formar com seus projetos no futuro?

Imagino uma paisagem urbana viva e verdadeira. Quero, principalmente, ver acontecer uma atmosfera rica, graças à perfeita simbiose entre modernidade e natureza.

Publicidade