Casa Created with Sketch.

Organização: 4 passos para deixar a sua sapateira impecável

Estas atitudes vão deixar a sua sapateira sempre limpa e organizada

O melhor jeito de limpar, a melhor maneira de organizar e como manter tudo em ordem: se você não tem certeza se está fazendo um bom trabalho com seus sapatos, siga estes 4 passos – com eles, a sua sapateira vai estar sempre limpa e organizada.

1. Limpar

Sapateira 01

É muito importante limpar os sapatos antes de guardá-los. “Faça uma solução no borrifador com água, algumas gotas de detergente e uma colher de sopa de álcool. Borrife, passe um pano na sola do sapato e deixe secar muito bem antes de guardá-lo para evitar mofo. Lencinhos umedecidos também são uma ótima pedida”, diz a personal organizer Rafaela Oliveira, do Organize Sem Frescuras. Se o odor impregnar o ambiente, aposte no vinagre diluído em água: uma parte de vinagre para cada três partes de água. “Você também pode fazer sachês de tecido com bicarbonato de sódio, colocando um sachê dentro de cada sapato da noite para o dia. O bicarbonato é ótimo neutralizado de cheiros”, completa a profissional.

2. Separar

Sapateira 02

Assim como no armário ou no closet, o que você usa mais tem preferência no espaço: separe os sapatos mais usados dos menos usados. Os primeiros ficam sempre à mão e visíveis, já os segundos, vão para prateleiras mais altas ou ficam guardados em caixas ou organizadores embaixo da cama e em outros locais.

3. Organizar

Sapateira 03

Depois de separar o mais do menos utilizado, o melhor é organizar os pares por tipo (sapatos sociais, sapatos baixos, sapatos de salto, etc) e cor. “Para deixar mais harmônico, organize um ao lado do outro com a frente do sapato voltada para você”, orienta a personal organizer Rafaela Oliveira. “Se houver profundidade na prateleira, um pé na frente e o outro atrás facilita a visualização de todos os tipos ao mesmo tempo. Caso a prateleira não tenha profundidade, você também pode colocar um ao lado do outro, invertendo a posição para encaixar a cava e ocupar menos espaço”, conta a personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer. Se você possui muitos pares de um tipo de calçado (chinelos, por exemplo), a dica é organizá-los todos em pé, dentro de um cesto, ou em organizadores suspensos.

4. Arejar

Sapateira 04

“A sapateira precisa estar num ambiente ao menos moderadamente ventilado e longe do sol direto”, observa a personal organizer Ingrid Lisboa, da Home Organizer. “Caso os sapatos estejam em um armário fechado, abra as portas por pelo menos um período do dia para ventilar. Você pode usar desumidificadores caso o armário tenha umidade”, completa a personal organizer Juliana Faria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s