Continua após publicidade

O maior fabricante de móveis na Itália agora está no Brasil

A marca Italsofa, do grupo italiano Natuzzi, inaugura sua primeira loja no Brasil nesta semana

Por Por Cristina Bava e Nádia Simonelli
Atualizado em 16 fev 2024, 11h00 - Publicado em 25 Maio 2010, 17h07

Considerado o maior fabricante de móveis da Itália, o grupo Natuzzi existe desde 1959 e já atua em 123 países. Nesta semana, será inaugurada no Brasil a primeira loja da Italsofa https://www.italsofa.com, uma das marcas do grupo. O que mais chama a atenção nessa história, além da forte presença da marca no mundo, é que as peças são desenhadas por Pasquale Natuzzi, CEO da empresa que cuida coordena pessoalmente o Centro di Stilo, localizado em Santeramo, onde 120 profissionais se dedicam ao estudo de tendências de decoração em todo o mundo. As peças vendidas no Brasil foram desenvolvidas para um público jovem e com desenhos modernos, além disso, serão produzidas em uma fábrica localizada em Salvador, Bahia. A loja brasileira vai ser inaugurada no Shopping D&D, em São Paulo, e o projeto do espaço foi desenvolvido de acordo com os padrões das filiais italianas. É a primeira vez que a empresa investe em uma loja própria fora da Itália, isso porque em outros países elas são administradas em sistema de parceria. Abaixo, você confere alguns lançamentos da Italsofa e em seguida, uma entrevista exclusiva com Pasqualle Natuzzi realizada em Milão, durante a Semana do Design.

Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo

Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo

Um título para uma foto sem titulo

 

Entrevista com Pasquale Natuzzi

Por que o interesse no Brasil?

O Brasil tem uma enorme potencial de crescimento. A empresa Natuzzi mantém no Brasil, desde 2003, duas fabricas na Bahia voltadas para exportação. Produzimos móveis para o mercado norte-americano com a mais alta qualidade e com mesmo processo de produção das fábricas italianas. Há dois anos, com o crescimento dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China) houve a decisão estratégica da empresa de valorizar os mercados internos destes países emergentes. Sendo que no Brasil e na China as fábricas já estavam implantadas. Bastava apenas desenvolver uma estratégia de distribuição e divulgação. A cidade de São Paulo foi escolhida para abrigar a sede comercial da empresa na America Latina. E a Italsofa, uma das marcas da Natuzzi, foi escolhida para ter a primeira loja no Brasil. Com a fábrica já montada, os produtos terão a qualidade da Italsofa com preços competitivos. E em 2011 a marca Natuzzi será introduzida no mercado brasileiro com produção nacional.

 

Qual a diferença entre a Natuzzi e a Italsofa?

Natuzzi é uma marca para clientes que já conseguiram ter a segunda casa. São pessoas que tem filhos já criados e que estão pensando muito em conforto e bem estar. Em média é um consumidor que vai dos 39 aos 69 anos de idade. Na grade de produtos da marca utilizamos o conceito de Total Living, que significa a combinação entre sofás, poltronas, tapetes, mesas laterais e de centro até aos objetos.

 

Qual a média de preços de um estofado da Italsofa?

Continua após a publicidade

A média de preços de um estofado da marca aqui no Brasil será entre R$ 4 e R$ 20 mil. A Italsofa, por ser uma marca jovem e contemporânea, tem um público que busca alta qualidade, mas está de olho nos preços.

 

Como será a loja em São Paulo?

Escolhemos o Shopping D&D para abrigar a primeira loja. Será um espaço de 200 m² com projeto feito na Itália. Vamos ter uma enorme linha de produtos, que vão dos estofados até algumas luminárias.

Continua após a publicidade

 

Uma das características dos produtos italianos é a qualidade do design. A Italsofa investe em design?

A Italsofa e a Natuzzi tem um Centro di Stilo próprio e sediado dentro da empresa. Nessa equipe temos designers, engenheiros, arquitetos e coloristas. Todos pensando no design dos móveis e na harmonia entre os produtos apresentados. Mas a nossa maior preocupação é criar a sensação de bem estar nas pessoas que entram na loja. Realizamos também parcerias com artistas. E dessas parcerias surgem mostras e eventos, que faremos também em São Paulo.

 

Qual o segredo do maior fabricante de móveis da Itália?

Amor pelo belo. Eu sempre acreditei que o belo nos torna felizes. Sempre busquei o belo, tanto na minha vida, como no meu trabalho. Consegui transferir esta paixão para os meus colaboradores. Aqui na Itália fica mais fácil, pois somos cercados pela arte.

 

Desenho e negócios andam juntos?

Continua após a publicidade

Na minha vida nunca trabalhei pensando em dinheiro. Meu objetivo sempre foi fazer um bom trabalho. E depois o resultado financeiro aconteceu. Com esse resultado eu consegui crescer, montei novas fábricas. Além disso, temos uma missão como empresa: criar valores para os nossos clientes. E valores se criam com muitas coisas. Design é uma delas, mas não é a única. É uma relação em cadeia. Se criamos valores para os nossos clientes, isso se estende para os nossos fornecedores. Esses valores passam para os funcionários e em última instância, para os acionistas.

 

Como o senhor trabalha muito, sobra tempo para o lazer?

A empresa foi iniciada por mim desde o começo. Não herdei nada. Sou realmente uma pessoa que trabalha muito. Mas, acordo bem cedo e vou pedalar. A vantagem é que como vivo a quatro metros da fábrica as coisas ficam mais fáceis. Tenho uma bela casa e faço muita atividade física. Sábado é o dia dos meus hobbies. Amo velejar e tenho um belo barco que demorei cinco anos para construir. Um barco de 40 metros todo feito de madeira. É o meu Stradivarius.

Publicidade