Casa Created with Sketch.

DIY: Faça essa divisória e nunca mais arrume as gavetas da cozinha

A divisória sob medida é a fada madrinha das gavetas de cozinha, transformando a bagunça como em um passe de mágica -- no caso, o passo a passo que ensinamos no post

Temos uma pergunta séria para fazer: sua gaveta de acessórios de cozinha está organizada?

gaveta-da-cozinha-com-acessorios-baguncados

Se está agora, provavelmente é porque você acabou de arrumá-la — nós sabemos que as escumadeiras tem a mania de se esconder atrás das conchas, que as facas de carne se encaixam no canto certo para espetar nossos dedos quando vamos procura-las e que é quase impossível adivinhar o paradeiro das espátulas.

A melhor maneira para não encontrar essas dificuldades é fazer uma divisória de gavetas para chamar de sua, perfeitamente adaptada às medidas do seu móvel e dos seus acessórios. Este tutorial do Apartment Theraphy ensina como criar um modelo resistente em madeira que irá manter a gaveta sempre organizada – a não ser que você não seja muito fã do desapego e esteja praticando um minimalismo contrário. Confira:

Materiais

materiais-para-criar-divisoria-para-gaveta-de-utensilios-da-cozinha

  • Madeira – no tutorial, são usadas quatro placas de álamo com três centímetros de largura por um metro de altura e meio centímetro de espessura
  • Cola para madeira
  • Serra
  • Duas braçadeiras
  • Pincel
  • Fita métrica
  • Tinta ou selante (opcional)
  • Lixa (opcional)

Tutorial

gaveta-de-utensilios-organizada-tutorial-de-divisorias

1. Tire todos os utensílios da gaveta. Dê uma olhada em cada um deles e remova o que está muito velho, quebrado ou você não usa há muito tempo.

2. Arranje o que sobrar dentro da gaveta, de uma forma que faça sentido para você, priorizando o tamanho antes da função e depois a ordem de uso. Uma boa dica é planejar a arrumação na diagonal, uma maneira de aproveitar melhor o espaço disponível na gaveta.

tutorial-de-divisoria-para-organizar-gaveta-tabuas-de-madeira-cortadas

3. Meça a gaveta e os nichos que serão criados a partir da forma como você separou os utensílios. Desenhe o layout para poder visualizá-lo bem, anotando cada medida. Ao lado, faça uma lista com quantos pedaços de madeira em cada tamanho você precisará. Leve em consideração a espessura das tábuas e não esqueça que a divisória precisa caber perfeitamente na gaveta, ou ela ficará “dançando” com os movimentos de abrir e fechar!

4. Siga a lista e corte os pedaços da madeira com uma serra. Se necessário, lixe-os.

nicho-quadrado-montado-com-as-tabuas

5. Monte as tábuas de acordo com o layout desenhado. Antes de colar, garanta que tudo está no tamanho e no lugar certo. Junte nicho por nicho com uma camada fina da cola.

quadrado-dentro-das-bracadeiras-para-prensar-madeira-com-cola

6. Em trabalhos com cola e madeira, é recomendado que as junções sejam pressionadas de 20 à 30 minutos com a braçadeira. Quanto tiradas das braçadeiras as peças para montar a divisória precisarão de mais dia para secar completamente.

divisoria-de-gaveta-em-nichos-pronta-e-pintada

7. Está tudo seco e bem colado? Agora você pode pintar a divisória! Aproveite para trazer uma cor bem alegre para dentro da cozinha, diferente dos armários, uma surpresa para todos que abrirem a gaveta. Esse passo é opcional: você pode deixa-la na cor natural.

divisoria-de-madeira-pronta-com-acessorios-dentro

Agora é só organizar seus utensílios e aproveitar sua gaveta perfeitamente arrumada!

Leia mais:

Faça você mesmo: minijardim vertical

5 porta-chaves para fazer e organizar o hall de casa

Faça você mesmo: aprenda a usar tecido como papel de parede

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s