Continua após publicidade

Comparamos seis máquinas de café expresso que você pode ter em casa

Cada vez mais acessíveis, as máquinas de café expresso para uso doméstico invadem as cozinhas brasileiras há de modelos que preservam o tradicional método de extração da bebida até aqueles que simplificam a tarefa, valendo-se de sachês ou cápsulas pré-dosadas. "Qual é melhor? Depende do seu paladar, mas um bom indicativo é quando o creme é espesso, cor de caramelo e fica grudado nas paredes da xícara", ensina a barista Stella Gross, do Fran's Café.

Por Texto Carine Savietto
Atualizado em 20 dez 2016, 18h32 - Publicado em 24 out 2011, 18h47

Preços pesquisados em 5 de outubro de 2011, sujeitos a alteração. *O lançamento da nescafé dolce gusto piccolo na cor preta está previsto para o final de 2011. ** Largura x profundidade x altura.

Conheça as principais características

– Entre as máquinas de café expresso caseiras, existem as que preparam a bebida com café em pó moído, as que usam sachês prontos e aquelas que trabalham com cápsulas. Se escolher as do primeiro time, saiba que o pó utilizado deve ser específico para expressos (a moagem difere da que se destina à bebida coada). Os sachês são práticos: é impossível errar a medida, uma vez que a quantidade de café para cada dose já vem embalada individualmente. Por fim, os modelos que se valem de cápsulas exigem pouquíssimo esforço, pois basta apertar um botão e aguardar alguns segundos. O único inconveniente é ficar refém da marca, já que esses modelos costumam aceitar somente cápsulas do próprio fabricante. – Se você é apreciador de capuccinos, eleja um aparelho com bico vaporizador, que converte leite em espuma cremosa. – A função desligamento automático – que desativa o equipamento após alguns minutos sem uso – é amiga da conta de luz. – Caso o modelo escolhido não conte com sistema thermoblock (aquece a água sem esquentar por fora), espere-o esfriar antes de limpá-lo ou guardá-lo. – Quer aprender a diferenciar rapidamente uma máquina que faz café expresso de uma cafeteira comum? Na primeira, a pressão (indicada pela unidade de medida bar) é sempre colocada em destaque pelo fabricante.

O que é expresso?

Continua após a publicidade

– Escuro, forte e com uma espuma cremosa, o expresso é a bebida de origem italiana, preparada com base na passagem de água quente sob alta pressão (a partir de 9 bar) pelo pó de café. – O café de coador, por sua vez, é preparado a 0 (zero) bar de pressão. – “O tempo de extração do expresso deve ser de 20 a 30 segundos, a água tem de estar entre 92 ºC e 95 ºC e, quanto mais recente a moagem do grão, melhor”, detalha a barista Cecilia Sanada, do Octavio Café. – Expresso ou espresso? Em português, o correto é mesmo com “x”. O termo com “s” é o nome italiano da bebida.

Publicidade