Casa Created with Sketch.

A moda das cabanas: elas decoram os quartos e as festinhas das crianças

As cabanas vieram para o Brasil com tudo: são peças-chave de festinhas do pijama e da decoração de ambientes com inspiração montessoriana

Qual criança nunca brincou de pegar travesseiros e lençóis do armário dos pais para montar cabaninhas? Para os pequenos, esses tecidos colocados sobre cadeiras, mesas e sofás criam um universo de aventura e fantasia. Uma das tendências em crescimento no mundo da decoração preza exatamente por isso: as cabaninhas de design elevam a brincadeira infantil e transformam os espaços.

As cabaninhas no décor

tenda-de-poas-decoracao-monocromatica-dezaar-interiors

As cabanas começaram a aparecer na decoração em especial com a popularização do método Montessori. Criado pela médica e educadora Maria Montessori, sugere que o ambiente infantil, no caso o quarto, também contribua com a criatividade e o aprendizado dos pequenos. A partir disso, põem-se em prática recursos adequados para ajudá-los a desenvolver suas características e habilidades ao máximo. Com esse propósito, no décor são usados principalmente móveis baixos para a criança alcançar sem ajuda e se sentir mais indepentende. E as cabanas são tudo isso — um refúgio estiloso para brincar, descansar e aprender, na altura mais acessível possível aos baixinhos: o chão.

tenda-quarto-azul-parede-lousa-Design-by-Numbers-Rebecca-Zajac

Mais tarde, elas se tornaram um objeto-desejo também em ambientes não montessorianos. Diversas lojas e designers do mundo inteiro embarcaram na tendência, criando modelos diferenciados para todos os gostos. As peças podem ter formato de casinha, tenda de índio ou serem presas no teto, com estampas e tecidos exclusivos. Nenhum ambiente da casa fica de fora: elas são usadas no quarto, na brinquedoteca e até mesmo na sala de estar.

Confira a galeria abaixo, com uma reunião de barracas fantásticas em uma variedade de ambientes:

 

Dos quartos para as festas do pijama

Várias empreendedoras atentas aproveitaram a beleza e design amigável do produto para criar um novo conceito para algo que as crianças adoram: chamar os amigos para dormir em casa. Dos eventos com kits completos com tenda, futon, pijamas personalizados, bolo e recreação, até a venda das cabaninhas, essas mulheres tornam o momento inesquecível para pais e filhos:

cabana-camuflada-selva-zzzuzue

As sócias da Zzzuzuê, Betina e Claudia, criaram seu negócio combinando o que estava em voga no exterior com o desejo das mães: dar festas bonitas, de qualidade e acessíveis para seus filhos.

Após passarem por um período de desenhar, criar protótipos e refazer projetos, elas chegaram ao modelo de cabana que alegra as festas dadas no Rio de Janeiro. De produção própria, a fórmula secreta faz sucesso com o público de festas do pijama.

Cada festa é feita com cuidado aos detalhes, baseadas em temas entre fantasma, bolinhas, floral e selva. Os pequenos que já se acham grandes para as cabanas também aproveitam com a festa.

festa-do-pijama-cabana-florida-as-gurias-decor-cafe-da-manha

No Rio Grande do Sul, as designers de interiores que comandam As Gurias Décor, Brunna e Éllen, aliaram sua experiência profissional a esse tipo de evento. Suas cabanas, que podem ser vistas, alugadas e compradas através do contato no site, conquistam até mesmo adultos. De acordo com elas, não existe idade: “até mulheres aposentadas gostam, é uma noite diferente e inesquecível”. A mudança principal é o cardápio, onde os suquinhos e petiscos se tornam espumante e alta gastronomia.

Como lembrança das festas, elas criaram um xodó de aventuras: a Criatize, um modelo pequeno, com 1 x 1 metro de base, acompanhado por um conjunto de canetinhas laváveis para a criança riscar, escrever e deixar mensagens. Depois é só lavar e ela volta a ser uma tela branca para a imaginação.

cabanas-party-festa-do-pijama-tema-star-wars

A imaginação também corre solta na CabanasParty, das cunhadas Ivana e Paula Camargo. Com uma casa nos Estados Unidos, era muito comum que fizessem festas do pijama para os filhos – de volta ao Brasil, elas traduziram o conceito em comemorações personalizadas ao gosto dos anfitriões. Cada evento é customizado e as crianças se envolvem no processo de criação até o dia das comemorações memoráveis.

cabanas-abcasinha-azul-com-bandeirolas

A família de Elisa Lunardi tinha o trabalho com colchas, cortinas, almofadas e complementos como tradição — experiência que ela transformou no trabalho sensível que faz na ABCasinha. As cabanas estrelam em eventos todos os finais de semana. O melhor é que elas não precisam ir embora quando a festa acaba: vendidas a preços diversos por unidade, elas podem fazer parte permanente da decoração. O design é especial, com estampas variadas que refletem os gostos dos mais crescidinhos. Seu site também apresenta um repertório diferenciado de produtos, entre eles futtons, almofadas em forma de estrelas, naninhas e outros acessórios para o quarto.

Agora você já sabe: garanta uma cabaninha no décor para brincar com os filhos. Ela é um sucesso certeiro e atemporal!

 

Sabe aquele produto de decoração e design que você adorou na revista CASA CLAUDIA? Eles podem ir direto para o seu lar. Conheça nosso Marketplace Digital.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s