Casa Created with Sketch.

8 erros na hora de passar roupas que você não deve cometer

Passar roupas que já foram usadas uma vez, guardar o ferro com água dentro... Listamos oito erros mais comuns cometidos ao passar roupas – e como evitá-los

Que atire o primeiro botão quem nunca, em meio a correria do dia a dia, passou uma blusa em cima da cama sem sequer abrir a tábua de passar roupas. Este é um dos erros mais comuns do mau uso do ferro de passar, que além de prejudicar o tecido, pode queimar os lençóis ou colcha de sua cama. Manter as roupas sempre bem passadas e organizadas é uma missão trabalhosa, mas que pode recompensar seu bolso, já que não precisará renovar o guarda-roupa de mês em mês. A seguir, listamos oito erros cometidos na hora de passar roupas e como evitá-los. Confira:

1. Deixar as roupas delicadas por último

Os ferros demoram mais para esfriar do que para aquecer, então comece com materiais que precisam de temperaturas mais baixas, como poliéster e seda. Depois, passe as peças de algodão e linho. Caso faça o contrário, você corre o risco de derreter ou marcar o tecido.

2. Não usar a temperatura correta do ferro

Para passar as roupas em segurança e tirar todos os amassadinhos é preciso controlar a temperatura do ferro. Cada tipo de roupa exige o ferro em determinada temperatura. Se a peça for feita de vários de tecidos, selecione a opção do seu aparelho indicada para o mais delicado. Isso ajudará a preservar a peça como um todo.

3. Não limpar o ferro

Fibras derretidas e resíduos de roupas que ficam na base do ferro podem manchar os tecidos. Para higienizar, passe uma pasta de bicarbonato de sódio na base do ferro desligado e frio ou use apenas um pano umedecido com detergente neutro. Espalhe um pouco de lustra-móveis na superfície se quiser que ele deslize mais.

4. Sujar a roupa com o ferro

Alguns ferros têm a opção de adicionar água em seu reservatório para criar vapor. É preciso colocar apenas quantidade de água indicada, já que o excesso pode fazer ela respingar e transferir alguma sujeira do ferro para a sua roupa.

5. Guardar o ferro com água dentro

Sempre esvazie o reservatório de água do ferro antes de guardá-lo, principalmente se você deixa ele apoiado na própria base. Isso evita que a água em excesso danifique as partes internas do aparelho ou vaze por baixo, oxidando a base do ferro. Também não coloque amaciantes e outros produtos, que podem estragar o equipamento e levar à perda da garantia do fabricante.

6. Passar peças que são muito leves

Para peças de tecidos mais fluidos e soltos, como o musseline e gazar, use um vaporizador manual, que não marca e derrete a roupa. Se quiser usá-lo com tecidos mais pesados, onde o vapor não consegue penetrar, basta virar a peça do avesso e vaporizar em ambos os lados.

7. Passar roupa que já foi usada uma vez

Roupas que já foram usadas não devem ser passadas novamente. Elas podem acabar ficando com manchas que não sairão mais e malcheirosas. O calor do ferro faz com que toda a sujeira que está na roupa se agarre ao tecido.

8. Passar o ferro quente nos botões

Passar o ferro diretamente sobre os botões pode fazer com que eles caiam. O correto é abrir a camisa na hora que for passar a parte onde ficam os botões, e passar pelo lado avesso da peça. Também tenha atenção para usar o ferro entre um botão e outro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s