Casa Created with Sketch.

Os símbolos e vibrações do verde-esmeralda, a cor de 2013

Eleito a cor do ano de 2013, o verde-esmeralda representa renovação, prosperidade e cura. Aproveite suas boas vibrações

00-os-simbolos-e-vibracoes-do-verde-esmeralda-eleita-a-cor-do ano

O que torna a esmeralda tão especial? “É uma pedra valiosa”, talvez seja a resposta mais imediata, aquela associação instantânea que aparece como um flash na nossa mente. Mas o que está por trás do valor atribuído a esse material fascinante é um conceito pouco difundido. “Esmeraldas são gemas, e como tal atendem a três critérios: beleza, raridade e durabilidade”, diz a gemóloga Jane Gama, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Com essas qualificações, não poderia ocupar senão o terreno do belo: as gemas, por definição, são usadas para adornos pessoais ou decoração de ambientes. No caso da esmeralda, o que a faz irresistível a nossos olhos é o seu verde puro, com brilho e transparências únicos. Esse tom refrescante e que evoca o luxo foi eleito pela empresa americana especialista em cores Pantone como a tonalidade de 2013. Tornar-se a cor símbolo de um ano não acontece de maneira aleatória; resulta da análise de especialistas de várias áreas. “Na opinião dos experts, é hora de arrefecer os ânimos. No mundo turbulento de hoje, precisamos de tranquilidade. O verde está ligado à clareza, à renovação e à cura. Além disso, o esmeralda representa o luxo e a sofisticação. E o luxo, nos dias de hoje, se tornou acessível a todos”, afirma a consultora de cores e diretora do escritório corporativo da Pantone no Brasil, Blanca Liane. Aqui, entenda-se como luxo qualquer objeto ou momento que tragam felicidade. Assim, se você acha que seu mundo anda muito caótico, a tendência é focar em um antídoto para essa realidade difícil. É isso que os especialistas detectaram. Quem está cansado ou ansioso demais sente a necessidade de encontrar calma. E as cores, além de seu valor estético, têm a propriedade de influenciar nossas emoções. “O verde é a cor que procuramos instintivamente quando estamos de mal com a vida ou acabamos de viver um trauma. É o tom que nos acolhe, passa a sensação de conforto, de equilíbrio e paz interior. Em casa, pode ser usado em ambientes onde a família costuma interagir ou ficar para promover a harmonia entre os moradores: salas de estar, de TV ou de jantar. Nas bibliotecas ou cantos de estudo, favorece a concentração. O esmeralda, de verdevívido, estimula nosso bemestar, pois promove o discernimento e a harmonia.

Pessoas muito ansiosas ou introspectivas podem usá-lo também no quarto”, ensina a especialista em feng shui e consultora de cores Mon Liu, de São Paulo. Identificar-se com os tons de verde não é difícil, já que eles são os mais abundantes na natureza. “Quando olhamos através de um prisma, o verde está no centro do espectro. Não é quente nem frio e combina com todas as cores”, diz Mon Liu. Por ser um tom naturalmente agradável – e ainda ocupar o posto de cor do ano –, o verde-esmeralda já se espalhou pela moda: “Mesmo em roupas e acessórios do dia a dia, confere uma elegância clássica. Peças feitas de cetim ou seda ficam ainda mais chiques”, afirma Blanca. No campoda beleza, as marcas de maquiagem também aderiram a esse matiz, que aparece nas sombras, destacando olhos claros. Olhos castanhos tornam-se ainda mais profundos quando enfeitados com o esmeralda. O tom também está ligado ao chacra cardíaco – centro de energia no meio do peito –, que, segundo a filosofia hindu, representa o amor, a justiça e a verdade. “No momento evolutivo que estamos vivendo, é o chacra principal, pois chegando ao coração atingiremos a verdadeiraconsciência humana. O equilíbrio do chacra cardíaco representa a harmonia total: ele nos capacita a sermos íntegros, ter discernimento e confiar”, afirma a terapeuta de aura soma Seemanta Fortin, do Núcleo de Yoga Ganesha, de São Paulo.

 

Desarmônico, pode causar tristezas, dúvidas e medos. “O verde-esmeralda é uma força de integração e restauro. Quando o acessamos, conseguimos desenvolver uma relação de respeito e cooperação com o planeta e o outro. Para leválo até você, recomendo a visualização da cor associada à respiração: imagine que o verde está entrando por suas narinas e se espalhando por seu peito. Expanda-o por todo o corpo e então expire. Outra prática válida, e acessível a todos, é pousar a vista em árvores e plantas”, completa Seemanta. Agora é com você: aproveite este momento em que o esmeralda está em alta e deixe-se contagiar por sua energia. Seja em objetos, pinceladas, roupas, pedras, seja em plantas, o tom promete uma vida mais bonita e equilibrada. Preciosa como deve ser.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s