Continua após publicidade

Ladrilhos Hidráulicos: mostra revela como eles são criados

"Ladrilhos Hidráulicos: Uma Arte Um Piso" fica exposta até o dia 14 de novembro no Salão Caramelo da FAU-USP. 

Por Por Nilbberth Silva
Atualizado em 19 jan 2017, 13h44 - Publicado em 29 out 2012, 16h08
ladrilhos-hidraulicos

Tudo é artesanal na produção do ladrilho hidráulico: a mistura dos pigmentos, a criação de formas para as estampas, o preenchimento de cada cavidade da forma com sua cor específica, as longas 30 horas de espera para que cada peça fique pronta. Se você gosta das peças e ficou curioso para saber como são produzidos seus intricados desenhos, deveria visitar a mostra Ladrilhos Hidráulicos: Uma Arte Um Piso, que abriu sexta-feira (19) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Paulo.

A pequena exposição traz quadros feitos com ladrilhos originários de cinco oficinas, fotos das peças e do processo de produção, além de um documentário mostrando o cotidiano das oficinas. A curadoria é de Cândida Vuolo, arquiteta e fotógrafa da FAU que se apaixonou pelos ladrilhos há seis anos, quando um amigo convidou-a para fotografar oficinas de produção das peças. Cândida passou a registrar o uso das peças em prédios históricos, ruas e casas modernistas. Também cooperou com o documentário, realizado pelo Laboratório de Vídeo da FAU.

Gratuita, a exposição fica até 14 de novembro no Salão Caramelo da FAU (Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo; das 10h às 20h, de segunda a sexta; sábados e domingos, fica aberto até 14h). Se você não vem visitar a cidade até lá, navegue pela galeria com algumas das fotos feitas por Cândida e aprenda mais sobre ladrilhos hidráulicos.

Publicidade