Casa Created with Sketch.

Aprenda a fazer instalação elétrica aparente

Exibir o caminho da eletricidade evita quebra-quebra, mas exige planejamento

Assim que começaram a reformar este galpão, os arquitetos Mauricio Lamosa e Flávio Borsato, nomes por trás do Estudiobola, descobriram lindas paredes de tijolo maciço. A opção por mantê-las à mostra inspirou uma saída prática para a estrutura elétrica, sem criar cicatrizes na alvenaria: deixá-la aparente em conduítes de aço galvanizado (Inova Materiais Elétricos). “É fundamental criar um layout detalhado, prevendo pontos de interruptores, tomadas e terminações. Conte com a ajuda de um eletricista experiente”, orienta Mauricio. Mais tarde, se houver necessidade, é fácil acrescentar tomadas ou interruptores. “Isso compensa o custo do material, que não é tão barato”, complementa.

01-aprenda-a-fazer-instalacao-eletrica-aparente

1 – Distribuição acertada: a quantidade de interruptores e tomadas – assim como os pontos onde serão instalados – demanda estudo por parte do arquiteto e do eletricista. Neste projeto, eles estão em intervalos de 4 m.

2 – Complementos liberados: a caixa de controle do alarme de segurança fica próxima dos interruptores, como um acessório, e pode dividir espaço com os fios elétricos tranquilamente.

3 – Dados independentes: a fiação para o transporte de dados (telefone e internet) não deve ser misturada à da elétrica. Aqui, ela ganhou um conduíte exclusivo, paralelo ao da eletricidade, o que facilita o acesso em caso de manutenção.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s