Visita guiada: apê eclético combina memórias a peças novas

O apartamento do arquiteto Rodrigo Cunha combina tendências com memórias de família e viagens que fez em uma decoração eclética cheia de personalidade

Atualizado em

em CASA CLAUDIA

Julia Ribeiro
01-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-sala

A vida de um arquiteto é cheia de cores, materiais variados e inúmeras referências –  e na hora de projetar sua própria casa, Rodrigo Cunha empregou tudo isso em um apê eclético e confortável, cheio de individualidade.

Com 120 metros quadrados, o espaço é todo voltado para a descontração. Na sala, um tapete com hexágonos, geometria tendência na decoração, delimita um estar confortável. Seus azuis, brancos e cinzas dão o tom para esta área, a começar pelas poltronas brancas.

Julia Ribeiro
11-apartamento-Rodrigo-Cunha-cortinas

Na janela, cortinas feitas de tecido, madeira, velcro e fitas pretas pairam sobre uma plataforma que abriga diversos livros em nichos. Sobre esta, um futon azul e almofadas de formas e cores diferentes.

Julia Ribeiro
04-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-sala

Uma prateleira branca estreita reúne quadros com figuras icônicas, de Salvador Dalí até fotos da série The Little Black Jacket, em que Karl Lagerfeld e Carine Roitfeld revisitam a jaqueta clássica da Chanel.  Ao lado, uma parede de lousa com mensagens de amigos e a senha do Wi-Fi – elementos essenciais para quem gosta de receber visitas.

Julia Ribeiro
05-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-sala-TV

Em outro canto da sala duas cabeças de animais coloridas foram arranjadas na parede, ao lado de uma árvore e da cadeira Moleca, de Sérgio Rodrigues – esta última um refúgio de conforto para trabalhar, se inspirar ou apenas relaxar.

Julia Ribeiro
03-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-detalhe-bar

Antes de entrar na cozinha, as visitas podem fazer uma parada no bar que acompanha um quadro com pisca-piscas e uma cristaleira que Rodrigo possui desde que mudou para São Paulo.

Julia Ribeiro
02-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-cristaleira-e-bar

A cristaleira é um dos exemplos de como a história das peças é parte integrante do estilo do arquiteto. “Costumo misturar sempre peças novas com peças que têm alguma memória para mim”, revela.

Julia Ribeiro
06-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-cozinha-com-passadeira

A aparência moderninha do décor se torna bem diferente na cozinha: ali, o cinza das paredes da sala é substituído por um verde discreto. Uma mesa de vidro com passadeira florida traz um clima de conforto tradicional, junto a uma fruteira.

Julia Ribeiro
07-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-cozinha-verde

Ao lado da geladeira metálica repleta de imãs, muitos de viagens, um aparador branco reúne máquina de café, temperos, copos e enfeites. Uma pintura de Frida Kahlo observa o espaço da prateleira com cerâmicas coloridas.

Julia Ribeiro
09-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-quarto-com-pallets

Um frigobar vermelho que faz as vezes de mesinha no quarto. Diversas figuras colecionáveis e divertidas foram posicionadas nos pallets da cabeceira da cama.

Julia Ribeiro
08-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-canto-de-plantas

É impossível deixar de notar a forte presença de verde por todo o espaço. “Sempre morei em casa e em São Paulo sentia falta de plantas, pois aqui morei só em apartamento”, conta Rodrigo. Os vasos espalhados pelos ambientes, das flores até as suculentas, foram a forma que o arquiteto encontrou de trazer a natureza para o lar.

Julia Ribeiro
10-apartamento-eclético-Rodrigo-Cunha-cuidando-das-plantas

Leia também:

Visita guiada: uma dose de concreto, outra de afeto

Visita guiada: nichos coloridos dão cara nova a apartamento em Tel Aviv

Mulher cria floresta urbana com 500 plantas em seu apartamento

7 espécies de plantas que vão bem dentro de casa

Débora Fernandes

rede mdemulher