Duas varandas gourmet: uma em casa outra em apartamento

Nestes dois projetos, um em apartamento e outro em casa, a área externa virou o sonho dos amantes da gastronomia, com equipamentos e materiais de primeira.

Reportagem Visual Edson G. Medeiros | Texto Silvia Avanzi

Varanda gourmet em apartamento

Luis Gomes

01-varandas-gourmet-apartamento-casa

O mármore nero marquina (Via Marmi) cobre apenas a parede. “Esse revestimento é poroso e não deve ser usado no tampo da pia, pois pode manchar em contato com condimentos”, diz Flávia.

Assim que o casal recebeu as chaves do apartamento novo, chamou a arquiteta Flávia Gerab El Tayar para criar um projeto que transformasse a varanda com churrasqueira numa área gourmet cheia de estilo. “Como eles adoram receber os amigos nos fns de semana para saborear os pratos que o dono da casa inventa, a ideia era criar um clima que misturasse área social e de refeições”, conta Flávia. Para isso, ela investiu num visual bem contemporâneo, substituindo a churrasqueira convencional de alvenaria por uma bancada contínua.

Luis Gomes

02-varandas-gourmet-apartamento-casa

Equipamentos como o cooktop (Brastemp) e a chapa profissional (Macon) foram concentrados na bancada de granito preto (Via Marmi) da varanda. Torneira da Deca, coifa da Pulsar e carrinho da Tok Stok. Armário de madeira ebanizada executado pela Conceito Marcenaria.

 

 

Varanda gourmet em casa

Raul Fonseca/Divulgação

03-varandas-gourmet-apartamento-casa

A parede também recebeu madeira teca, que fica protegida dos respingos da torneira pelo frontão de Silestone. Armários de laminado da Marcenaria Contexto.

Depois que a reforma fcou pronta, a área de lazer coberta, de 50 m², virou o ponto de encontro da família – um casal com dois flhos – e dos amigos. “Lidar com o velho ipê no meio do ambiente foi o maior desafo do projeto, mas ele acabou se tornando um grande atrativo”, conta a arquiteta Consuelo Jorge, autora do espaço. “Idealizei uma cobertura metálica com fechamento de vidro temperado que abraça a árvore.” A proposta de proximidade com a natureza levou à escolha da madeira teca para o tampo da mesa, que também envolve o tronco.

Raul Fonseca/Divulgação

04-varandas-gourmet-apartamento-casa

O piso de pedra golden oásis da varanda se estende até a piscina. “Quanto mais você unifica os materiais, mais harmonia o projeto ganha”, diz Consuelo.

Raul Fonseca/Divulgação

05-varandas-gourmet-apartamento-casa

Cadeiras da Casual Móveis e paisagismo de Daniel Nunes na varanda de Consuelo Jorge.

Curta CASA CLAUDIA no Facebook