Continua após publicidade

Tronco de 10 metros e 7 toneladas vira banco em praça de São Paulo

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com o designer Hugo França promete entregar 32 móveis públicos por toda cidade de São Paulo

Por Alex Alcantara
Atualizado em 21 dez 2016, 00h44 - Publicado em 30 mar 2015, 18h33
tronco-de-10-metros-e-sete-toneladas-vira-banco-em-praca-de-sao-paulo

Medindo 10 metros e pesando 7 toneladas, o novo banco do Largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo, tem se tornado alvo de selfies, ponto de encontro entre as pessoas e um verdadeiro divertimento para as crianças: tudo porque é feito com troncos de árvores. O mobiliário é o resultado de um projeto entre a Secretaria do Meio Ambiente e o designer Hugo França, que reutiliza troncos que caíram no Parque do Ibirapuera (por conta de fenômenos da natureza, como tempestades) e os transforma em móveis que são distribuídos pela cidade. “A arte que faço é uma arte democrática e fácil de entender. As pessoas interagem com minhas peças, principalmente as crianças, que sobem, entram, tocam”, relata Hugo.

Segundo a urbanista do CasaPRO, Lilian Rocha, a ligação da arte e do design ao cotidiano das pessoas cria uma atmosfera de novas possibilidades e olhares. “O homem e a cidade interagem melhor quando a natureza se faz presente. Essa iniciativa traz à cidade um novo olhar para o design e transforma o cotidiano das pessoas que circulam pelos locais onde os bancos estão instalados com criatividade, beleza e funcionalidade”, explica a urbanista. Atualmente, Hugo possui 25 peças de mobiliário público em São Paulo: uma no Largo da Batata, duas no Largo do Arouche, três no Burle Marx e 19 no Ibirapuera. A meta para o ano de 2015 é a entrega de 32 peças.