Três projetos de varandas gourmet

Além de caprichar na escolha de acabamentos, é preciso investir em um bom sistema de exaustão e no fechamento com vidro, que possibilita o uso do local o ano inteiro.

Reportagem Visual Edson G. Medeiros e Zizi Carderari | Texto Dôra Avanzi | Fotos Marco Antônio | Ilustrações Carlos Campoy

Aconchego com adega e lareira

 

Pensada para um homem solteiro que gosta de reunir os amigos, esta varanda gourmet é integrada à cozinha. Por isso, não foi necessário instalar um fogão no espaço. No lugar do equipamento, a designer de interiores Adriana Fontana colocou uma adega e, acima dela, para criar um efeito decorativo, posicionou uma caixa de vidro recheada de rolhas de vinho. O ambiente dispõe ainda de uma área de estar com lareira móvel. "O local funciona como uma extensão da sala, daí meu cuidado com a decoração", afirma Adriana.

Clima moderno para receber

 

Transformar o terraço em uma sala de estar com cozinha foi a proposta do designer de interiores Fernando Piva para o apartamento de um homem divorciado, que gosta de preparar receitas especiais para as filhas e os amigos. "A ideia era tirar proveito desta área bem iluminada para criar um ambiente descontraído, a ser usado também no café da manhã", conta Piva. O espaço ganhou ares masculinos devido à composição de revestimentos, que associa aço inox, pastilhas de vidro e madeira, e à escolha de móveis de design moderno.

Com o toque rústico da madeira

 

Diferentemente da maioria das pessoas, que só investe na varanda ao fim do projeto de decoração, o casal de moradores deste apartamento priorizou o ambiente porque adora cozinhar e receber com frequência. "Eles pediram um espaço inspirado no clima informal de Trancoso, no litoral da Bahia", conta a arquiteta Luciana Penna, autora do espaço. O desejo se concretizou com o uso de móveis e de um painel de madeira de demolição, de adornos de fibra natural e um sofá com almofadas soltas, bem ao estilo das casas de praia.

Divulgação
O banco em L aproveita a área junto ao guarda-corpo para acomodar bem os con...
O banco em L aproveita a área junto ao guarda-corpo para acomodar bem os convidados. Construído com as mesmas tábuas de bambu prensado do piso (Neobambu), recebeu futons de lona estampada (Coquelicots) para ganhar conforto. Ao centro, a lareira móvel, da Ecofireplaces, utiliza um biofluido no lugar de lenha.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook