Combinação de cores marcantes, móveis compactos e multiúso e circulação desimpedida em um ambiente jovem e cheio de vida.
Reportagem Visual Zizi Carderari e Manu Oristanio (assistente) Texto Silvia Gomez Fotos Marco Antonio e divulgação (produtos) Ilustração Carlos Campoy
Liberdade de misturar tons e referências, liberdade de circular: o jeito jovem de morar nas grandes cidades está expresso na sala de 33 m² da publicitária Marina Jaeger, filha do designer Fernando Jaeger e da arquiteta Yáskara Jaeger, que assina a decoração. "Por causa do trabalho de meu pai, sempre convivi com ambientes coloridos e abertos", afirma Marina. Nada mais natural que sua primeira casa mantivesse esse espírito flexível. "O apartamento já tinha piso claro e boa luminosidade, base que não restringiu o uso de cores", explica Yáskara. Para o sofá, a maior peça, foi escolhido um tecido panamá acinzentado. "Brinco que o cinza é o novo bege", diz a arquiteta. "Neutro, ficou perfeito com a combinação de azul, laranja e rosa." Confira também versões para uma sala clássica ou com clima natural.
Divulgação
A parede atrás do sofá ganhou um azul fresco (Coral, ref. Bolhas Flutuantes*). "Ela pedia uma cor marcante", diz Yáskara. Tela de Samir Jamal (Arterix). Sofá de Fernando Jaeger, almofadas de Marcela Pepe e Conceito Firma Casa e banco da Madera Um.
Branco, o piso serviu de base neutra para o tapete (Punto e Filo) e para os acessórios coloridos. Sobre a prateleira de concreto, pássaros da Madera Um e cactos em vaso da Uemura Flores e Plantas. Na janela, rolô do Ateliê Perdizes.
Fixada na parede, a TV define mais um uso da sala. Estante de Fernando Jaeger, mesma marca da poltrona verde. Mesa de centroda Bali Express com vaso de Louise Deroualle.
Com 1,20 m de diâmetro, o pufe de lã Zucca alia as qualidades que o projeto estabeleceu para esta sala: além da cor neutra e de apelo urbano, a peça, assinada pelo norte-americano Todd Bracher, tem traços orgânicos e contemporâneos. Todd é um dos designers convidados a desenhar para a marca italiana Skitsch, fundada em 2008 com o intuito de lançar móveis surpreendentes e joviais. "Este pufe corresponde à filosofia da empresa, de misturar várias tendências numa peça bem-humorada", afirma a italiana Cristina Morozzi, diretora de criação da Skitsch. A grife acaba de abrir loja própria no Brasil.
- Não se restrinja na hora de planejar a paleta de tons do ambiente. Hoje é tendência usar cores ao mesmo tempo em paredes, móveis, tecidos e objetos.
- Se você tem receio de errar na combinação, uma base neutra serve de ponto de partida seguro. Atual e urbano, o cinza é curinga.
- Em espaços integrados, prefira móveis multiúso, como pufes e banquinhos, usados também como apoio. Aposte ainda em mesas redondas, que favorecem a circulação.
- Plantas humanizam qualquer ambiente. Quem não tem espaço pode criar um jardim de cactos e suculentas em vasos.
A fim de favorecer o ir e vir, repare como os móveis se alinham na distribuição da sala. "Também priorizamos mesas arredondadas, que deixam a circulação fluir melhor", explica Yáskara. O tapete laranja delimita a área do estar e o corredor formado atrás do sofá dá acesso aos quartos.
Por que não usar a bicicleta para compor a decoração? O modelo de alumínio da Taeq tem rodas de aro 27 e câmbio com 21 velocidades. Preço: 799 reais no Extra.