Reformar para quê? Ideias para cozinha, quarto, sala e varanda

Adaptar o imóvel a novos usos, ganhar espaço de lazer, integrar ambientes... Confira seis histórias inspiradoras e comece a sua.

Reportagem: Eliana Medina (visual), Joana L. Baracuhy e Lara Muniz (texto) Design: Renata Rise Ilustrações: Campoy Estúdio

Carlos Piratininga
aec295-76-reformar02
Conquistar uma cozinha mais versátil: bastante confortável para um casal sem filhos, o apartamento de 164 m2 tinha um porém: uma cozinha e uma sala de almoço apertadas. “A moradora gosta realmente de cozinhar e receber, por isso unimos esses dois ambientes num de 19,40 m² e adotamos divisórias menos rígidas”, conta o arquiteto paulistano Beto Faria, autor do projeto com Jacqueline Rodovalho. Praticamente refeita, a meia-parede de alvenaria incorpora as novas redes hidráulica e elétrica. Sobre essa estrutura, caixilhos de ferro (Serralheria Pompéia) com vidro ora jateado, ora incolor e duas aberturas. “Elas evitam que o cheiro de fritura chegue à sala e dão privacidade aos moradores quando a cozinheira prepara o almoço”, fala Beto. O passa-pratos de alvenaria armada (à esq.) com estuque de cimento branco contrasta com a bancada preta de granito são gabriel. Ele se abre por meio de um contrapeso (com cabo de aço). Note como a claridade entra pelo ambiente. “Com as lâmpadas acesas, a cozinha vira uma caixa de luz”, diz Beto.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook