Continua após publicidade

Reforma em sítio transforma 3 galpões em uma casa aconchegante

Reformados, os antigos galpões deste sítio fluminense deram origem a um gracioso conjunto, fiel ao estilo rústico original das casinhas

Por Por Simone Raitzik Projeto André Luque Fotos André Nazareth
Atualizado em 19 jan 2017, 13h23 - Publicado em 19 nov 2014, 20h50

Durante os vários anos que morou fora do Brasil, o casal com dois filhos sempre passava férias em Secretário, vilarejo bucólico na serra fluminense, a menos de duas horas da capital do estado. A rotina de desbravar a região, lotada de cachoeiras, plantações de hortaliças e pastos, era um programa dos mais deliciosos e relaxantes. Numa dessas temporadas, descobriram um pedaço de terra à venda. Não deu outra – a família caiu de amores pelo sítio com palmeiras, lago e área de sobra para receber parentes e amigos. “Já estávamos voltando definitivamente ao Rio e pensávamos mesmo em comprar um refúgio na serra. Adoramos estar rodeados de gente querida. E aqui seria possível nos instalar com espaço e conforto, exatamente como sonhávamos havia tempos”, conta a proprietária. Logo que ela e o marido fecharam negócio, depois de oito meses de negociações, começaram a avaliar a melhor forma de aproveitar a estrutura existente: três pequenos galpões, que tinham servido de depósito de todo tipo de material. “Eram básicos, porém havia algo de encantador neles. Talvez a essência da típica casinha de roça.” Então o arquiteto paulista André Luque foi chamado para pensar na reforma. “Ele é fã da estética contemporânea e, de cara, propôs colocar tudo abaixo. Mas acabei o convencendo a apostar num traço singelo. No final, resolvemos manter a configuração original, com unidades separadas, redesenhar as fachadas e toda a parte interna e privilegiar revestimentos simples, como cimento, madeira e pedra. O branco prevalece porque adoro ambientes claros e bem iluminados. E, já que chove pouco na região, deixamos a circulação a céu aberto”, explica a dona da morada, que acompanhou a obra de perto. “Subia a serra toda semana e participei de cada etapa. Contei com uma equipe local supereficiente”, fala. O último cantinho a ficar pronto foi o anexo de hóspedes. “Sempre temos visitas. Todo mundo adora vir para cá”, comenta ela, que já prepara a inauguração, em breve, da sauna e do spa, junto à piscina. “Isto aqui é um projeto de vida”, garante.

 

Essência do campo

Continua após a publicidade

Feita em etapas, a obra manteve a forma retangular dos galpões e o alinhamento entre eles. O caprichado jardim, concebido pela proprietária, envolve o conjunto.

planta-reforma-em-sitio-transforma-galpoes-em-uma-casa-aconchegante

Área: 194 m²; Construção: Sandro Bento.

Publicidade