Quatro cozinhas pequenas e lindas

Abertas para a sala ou isoladas, com acabamentos caprichados e armários que aproveitam cada canto. Deixe o ponto de encontro da casa pronto para receber os amigos

Reportagem Visual Aldi Flosi e Simone Raitzik | Texto Silvia Avanzi E Simone Raitzik | Fotos Salvador Cordaro | Ilustrações Carlos Campoy

*Matéria publicada em Casa Claudia #617 - Janeiro de 2013

Uma passagem deliciosa para o quintal

Da entrada da sala ao quintal, tudo é integrado no térreo do sobrado de 100 m². “Encaixada no meio dos dois espaços, fca a cozinha, na qual usei os mesmos acabamentos do estar”, conta a arquiteta Gabriela Arruda. Ela é a dona da casa, num charmoso condomínio da Granja Viana, distrito próximo a São Paulo, onde vive com o marido e os cães Cacau e Meg. No projeto, para reforçar a unidade visual entre as áreas, desenhou uma estante aberta de madeira no lugar de armários tradicionais e escolheu um piso contínuo de tacos de cumaru. “Gostamos de receber e nossos amigos podem se espalhar pelos ambientes.”

Salvador Cordaro

01-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Pintada na cor Berinjela* (Suvinil), a escada emoldura a passagem entre a sala e a cozinha, de 7,50 m². A estante (Marcenaria Espaço Interno) tem laminado grafite e portas laqueadas de amarelo. Passadeira da Phenicia Concept.

Salvador Cordaro

02-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Um frontão de granito são gabriel, de 30 cm de altura, mesmo material da bancada da pia, protege a parede. A faixa de pintura na cor Amarelo Ômega* (Coral) faz o link visual com a estante.

Salvador Cordaro

03-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Na cozinha, detalhes charmosos como um pote com ervas frescas faz diferença

Carlos Campoy

04-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Planta da cozinha mostra medidas enxutas

Cinza e azul criam ar de território masculino

O casal Sheila Tozzi e Adriano Abreu chegou a um acordo sobre como decorar todos os ambientes do apartamento de 100 m², na Vila Madalena, em São Paulo. Ou quase todos. Na cozinha de 9,40 m², quem mandou foi mesmo Adriano, que curte usar o espaço nos fns de semana para preparar suas especialidades. “Desenhei um local com pegada masculina. Daí a escolha de revestimentos na cor grafte, que trazem um ar de galpão industrial”, diz o arquiteto Décio Navarro, autor do projeto. O morador, se quiser, pode até juntar uma plateia para ver seu show: a bancada se alarga na área do fogão para acomodar bem os convidados.

Salvador Cordaro

05-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Peça de família, o guarda-louças (à esquerda) inspirou o tom amadeirado dos armários suspensos (Marcenaria Bretas). O azul batizado de Turquesa Veneziana* (Coral) cobre a parede. Banqueta da Scandinavia Designs.

Salvador Cordaro

06-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

O laminado dos armários inferiores imita aço escovado. No piso, porcelanato 90 x 90 cm (Studio Emme-due). Na cuba, torneira com filtro da Deca.

Salvador Cordaro

07-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Azulejos mexicanos de estilo Talavera são um achado do morador.

Carlos Campoy

08-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Planta mostra o formato triangular da bancada do fogão

Leve e acolhedora como a sala de estar

Quando conseguiu a autorização do proprietário do apartamento alugado, na Zona Sul carioca, para quebrar as paredes e integrar a cozinha, de 12 m², e um dos quartos ao estar, o empresário Diogo Castelão encomendou às designers de interiores Renata Fragelli e Allison Cerqueira um espaço descolado e colorido. “A ideia era criar algo com jeito de sala, até porque ele não costuma fazer as refeições em casa. O uso menos intenso da cozinha autoriza a escolha de materiais que escapam dos padrões”, diz Allison. Ao unir laca amarela e madeira de demolição, a mistura criada pela dupla chegou ao resultado que o morador queria.

Salvador Cordaro

09-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Salvador Cordaro

10-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Uma base de madeira apoia o futon de casal, na sala de TV, que ocupou o espaço de um antigo quarto. Na parte interna da bancada do fogão, as gavetas e portas ganharam puxadores da Trinca Ferro. Em dias de festa, o balcão de madeira de demolição se transforma em bar.

Salvador Cordaro

11-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Armários amarelos contrastam com a bancada de concoreto

Carlos Campoy

12-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Cozinha foi integrada a um quarto do apartamento

Base branca ilumina o espaço estreito

Acabamentos claros e pontos de cor no mobiliário são a receita de sucesso desta cozinha, de 8,45 m². “Essa combinação mantém o ambiente iluminado e sempre atual”, diz a arquiteta Cristina Bozian. Há dez anos, na reforma do espaço, ela serviu de consultora à amiga Roseli Moita Gonçalves, dona do apartamento de 140 m², em São Paulo. Às sugestões de Cristina, Roseli acrescentou seus itens de desejo: armários sob medida com todas as divisões necessárias para acomodar utensílios, eletrodomésticos e mantimentos. “Ficou um espaço prático e perfeito para mim, que gosto de cozinhar todos os dias”, garante a moradora.

Salvador Cordaro

13-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Os armários (Elgin) têm gavetões para guardar talheres do dia a dia, faqueiros e tampas diversas. As panelas ficam no módulo embaixo da pia, e as louças, no de cima. Fogão de embutir da Electrolux e coifa da Spicy.

Salvador Cordaro

14-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Encaixada sob a prateleira de acrílico, a mesa é usada no café da manhã. O armário do alto acomoda xícaras, jarras e utensílios de fondue. Bancos da Tidelli.

Salvador Cordaro

15-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Detalhe dos objetos decorativos na prateleira da cozinha

Carlos Campoy

16-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas

Distância entre geladeira, fogão e pia formam um triângulo. Mesa fica encostada na parede.

 

*Matéria publicada em Casa Claudia #617 - Janeiro de 2013

 

Curta CASA CLAUDIA no Facebook

-->